Botucatu, sexta-feira, 10 de Maio de 2024
LINKS
04/03/2016
Escola Especial inaugura sala multissensorial


Escola completou 25 anos de história no mês de fevereiro

A Secretaria de Educação de Botucatu inaugura na próxima quinta-feira (10), a partir das 10 horas, uma sala multissensorial no prédio da Escola Municipal de Educação Especial “Profª Nair Peres Sartori”. 
 
O espaço proporcionará um atendimento diferenciado aos alunos com graves deficiências mentais (encefalopatias, deficientes intelectuais severos e transtornos invasivos de desenvolvimento).
 
Trata-se de uma metodologia holandesa denominada Snoezelen, na qual um ambiente é especialmente equipado com objetos, iluminação e som controlados que estimulam os sentidos, além de oportunizar rica experiência de aprendizagem, tratamento e lazer.
 
A sala multissensorial beneficia o aumento da atenção, melhora a criatividade, coordenação, interação, e desenvolve a comunicação verbal e não verbal. Ela também promove a escolha, a interação e o relacionamento, alivia o estresse, a dor e ansiedade. 
 
Espelhos, lâmpadas aromáticas, colunas táteis, piscina de bolas, colunas de ar, colchões de vibração e massagem, livros, jogos, fibras ópticas são alguns dos materiais que podem fazer parte do espaço.
 
Vale ressaltar ainda que cinco profissionais da Secretaria de Educação foram capacitados dentro de um protocolo de atendimento, que inclui desde o encaminhamento até a avaliação de resultados.
 
De acordo com Neli Oliveira, coordenadora de Apoio Pedagógico e Especializado, essa era uma alternativa de trabalho que ainda faltava para a Educação Especial no Município. 
“A implantação desta sala multissensorial vem ao encontro do perfil inclusivo que a Rede Municipal de Ensino tem imprimido em Botucatu. Além dos alunos da própria escola Nair Peres, este espaço permitirá que outros alunos com necessidades especiais ou com queixas sensoriais, emocionais e comportamentais também sejam atendidos”, concluiu.
 
25 anos de história
A inauguração da sala multissensorial acaba também por ser um presente à escola Nair Peres, que no mês de fevereiro passado completou 25 anos de história.
 
A história da escola tem inicio na década de 1990, quando, por iniciativa e coordenação do médico neurologista Dr. Osiris Esteves Pinto, um pequeno grupo de pais e profissionais começou a se organizar em torno de uma proposta: a formação de uma associação de pais e a criação de uma escola de educação especial.
 
Naquela época, Botucatu tinha uma difícil realidade: havia apenas uma instituição educacional especializada no atendimento de alunos com necessidades especiais e muitos não recebiam atendimento educacional.
 
Atualmente a escola atende 75 alunos, com faixa etária de 4 a 18 anos, com atraso no desenvolvimento neuro-psicomotor associado ou não a comprometimento motor, emocional e sensorial. 
 
Ela conta com professores (11), coordenadora, diretora, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta,  fonoaudióloga, auxiliares de serviços gerais (5), auxiliar de escritório, atendente de creche, professor de educação física, professor de musica e cuidadoras (3).
 
Com assessoria PMB
 
Foto: O médico neurologista Dr. Osiris Esteves Pinto
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius