Botucatu, sábado, 04 de Maio de 2024
LINKS
20/05/2016
Parceria entre Prefeitura e HC/FMB estimula doações de leite materno


O "Dia Nacional da Doação de Leite Humano", comemorado no dia 19 de maio, é uma data especial. Considerada um estímulo a mais para a promoção do aleitamento materno, a data promove a sensibilização e a conscientização da sociedade sobre a importância da doação de leite humano.
 
O objetivo deste dia é incentivar a doação, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, divulgar os Bancos de Leite Humano (BLH) dos munícipios e orientar tanto as mães que têm interesse em ser doadoras, como as mães que têm dificuldade de amamentação além do tratamento de crianças que recebem cuidados em UTI neonatal.
 
O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, como anticorpos e glóbulos brancos. Por isso, o leite materno protege o bebê de várias doenças e infecções, já que fortalece o sistema imunológico da criança.
 
Atualmente, as unidades do HCFMB que necessitam de leite humano são UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Especiais e Unidades de Cuidados Intermediários aos Recém-Nascidos, que atendem aproximadamente 40 bebês por mês. A meta de doação mensal do BLH do HCFMB é de 90 litros por mês.
 
O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) firmou recentemente uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Fundo Social de Solidariedade de Botucatu em prol do aleitamento materno e da doação de leite humano. 
 
Com o intuito de ampliar a campanha de incentivo à amamentação e doação, algumas sugestões vêm sendo estudadas como: aumentar o número de salas de amamentação em creches, palestras informativas sobre o assunto nas escolas e investir na educação das mães, tanto no incentivo ao aleitamento, quanto para a importância da doação de leite materno e de seu procedimento correto.
 
Capacitação nas unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde também tem participado proativamente dos processos de melhoria contínua dos indicadores propostos pela Rede Cegonha, atuando diretamente com a equipe do Banco de Leite do HCFMB.
 
As equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já foram capacitadas para que possam conscientizar a população sobre a importância da doação, realizar coletas em domicílio, verificar as condições do local de doação, armazenar devidamente o leite doado e transportá-lo para o Banco de Leite do HCFMB.
 
Para o secretário Municipal de Saúde de Botucatu, Dr. Claudio Lucas Miranda, o trabalho das equipes de saúde sensibilizará as mães sobre a importância do aleitamento materno. "As equipes estarão focadas em mostrar todos os benefícios do aleitamento materno, abrindo portas para o aumento de doações e assim, conseguirmos juntos atender a demanda atual dos recém-nascidos que necessitam do leite humano para sobreviver", afirma.
 
A supervisora do Banco de Leite Humano do HCFMB, Sueli Zanchetta, explica sobre o procedimento de captação de leite humano: "A possível doadora entra em contato com o BLH do HCFMB para efetuar sua inscrição como ‘Mães Doadoras de Leite Humano’. É feito contato telefônico com a doadora para confirmar o interesse e verificar as condições necessárias. Uma vez por semana, um carro com motorista é disponibilizado para coleta nas residências, sempre com acompanhamento de uma funcionária do BLH", diz.
 
Além de Botucatu, o Banco de Leite Humano do HCFMB também tem parceria com diversas outras cidades da região para a captação de leite materno, como Anhembi, Areiópolis, Avaré, Bofete, Conchas, Itaí, Itatinga, Laranjal Paulista, São Manuel, Pardinho, Pratânia, Porangaba, Piraju, Paranapanema, Pederneiras, São Manuel e Torre de Pedra.
 
O que é preciso para fazer a doação?
Mulheres em período de amamentação, em boas condições de saúde, não fumantes, não usuárias de drogas ou que não façam uso excessivo de álcool estão aptas à doação de leite materno. As mães interessadas devem:
 
- Entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HCFMB para efetuar sua inscrição como Mães Doadoras de Leite Humano;
- Informar seus dados: nome completo, endereço atualizado, telefone, cidade e principalmente se a mãe está amamentando seu próprio filho.
- Programar a data da primeira visita no domicílio para receber as orientações de retirada do Kit de Coleta de Leite e conhecer todo o trabalho de atenção dispensada pela equipe do BLH.
 
Mas informações 
Tel.: (14) 3811 6410 / (14) 9.9799 8289 / (14) 3811 2762
 
 
 
PMB/ Com informações: Assessoria de Imprensa - HCFMB
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius