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15/06/2016
Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho do HCFMB é referência no Estado de S. Paulo


SESMT do HCFMB é referência em trabalho estruturado no Estado de São Paulo
 
O Hospital das Clínicas de Botucatu é um dos pioneiros do Estado que possui o serviço organizado
 
Entrega do Regimento Interno do Setor O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) recebeu na manhã da última quinta-feira (09) o certificado de conclusão da segunda etapa de elaboração das ferramentas de gestão ministradas e acompanhadas pelo Departamento de Auditoria, Avaliação e Controle do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
 
O Hospital das Clínicas de Botucatu é um dos pioneiros do Estado de São Paulo que possui o serviço organizado com toda documentação apresentada. 
 
"Estudamos e nos baseamos na ISO 9001 de 2015 para criarmos as oficinas de gestão, por isso, nos antecipamos e começamos a trabalhar fornecendo às áreas que estão envolvidas conosco ferramentas para desenvolvimento de seus processos e diretrizes de avaliação em busca de melhoria contínua", esclarece Maria Justina Dalla B. Felipe, responsável pelas oficinas de gestão.
 
O SESMT passou pela primeira fase do processo que foi a construção de mapas de processo das quatro áreas compreendidas no serviço especializado (bombeiro civil, obras, medicina do trabalho e notificações de acidente), logo em seguida pactuou suas normas e rotinas com seus fornecedores, identificou os Procedimentos Operacionais Padrão (POP). Estabelecidos os indicadores, o processo e os resultados foram estruturados, montando um planejamento estratégico. "Todo o processo que envolveu a construção do Regimento Interno do nosso serviço propiciou à equipe, além da concretização desses documentos estruturantes e norteadores, uma reflexão sobre o seu próprio trabalho e consequentemente um amadurecimento técnico para cada membro da equipe", conta João Cruz, coordenador do SESMT. O próximo passo para o Serviço é elaborar a gestão de riscos.
 
Hoje o SESMT tem missão, visão e valores de conhecimento público e conduzem a atuação do serviço nos planos de ação. "Também hoje podemos olhar nosso trabalho e verificar o quanto conseguimos executar com eficácia a partir dos indicadores. Antes trabalhávamos muito, mas não tínhamos ferramentas adequadas para mostrar os resultados, assim como uma reflexão critica sobre o alcance desses resultados. Agradecemos a Enfª Drª Maria Justina e sua equipe, que conduziu e conduz este processo com muita competência, e esperamos poder contar sempre com a parceria deste Departamento na melhoria contínua do processo de trabalho do SESMT nas etapas subseqüentes", explica Cruz.
 
"Tem sido extremamente gratificante trabalhar com essa equipe. Nesses dois anos aconteceram muitos fatos marcantes que permitiram observar a garra e a vontade de todos em construir um serviço qualificado e que busca a excelência. Seus resultados demonstram toda essa conquista. Parabéns a todos os envolvidos", conclui Justina.
 
"Em uma época de crise, onde tudo está apertado, principalmente os recursos, buscamos aquilo que todo mundo diz que precisa ser feito e nós não sabemos como fazer: que é fazer mais com menos. Eu acho fantástica esta iniciativa de todos vocês; todos participam, todos opinam e chegam a uma conclusão e essa conclusão gera necessidades! Hoje, após cinco anos, com tudo isso que estamos fazendo, estamos num outro patamar", explica o Superintendente do HC, Emílio Carlos Curcelli. 
 
O Hospital das Clínicas passou há seis anos pelo processo de autarquização, e, com isso, não possuía o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. O setor passou a ser estruturado e, a partir do trabalho de todos hoje é uma unidade respeitável, referência para o hospital em toda região, a qual o hospital está inserido, além de ser o primeiro serviço do HC a terminar a segunda etapa do processo das oficinas de gestão.
 
"Sem o interesse do grupo isso não seria possível. Outro ponto muito importante foi a liderança estimular as pessoas se reunirem várias vezes para pensar e discutir sobre o assunto e disso tudo saiu esse regimento que é muito importante. É um avanço que deve ser continuado em todos os serviços do hospital. Quem sabe daqui uns anos tenhamos em cada serviço suas normas e rotinas, seu planejamento estratégico e a sua forma de conduzir as coisas. Todos estão de parabéns pela iniciativa, pela disposição e dedicação. Só temos a agradecer", explana o chefe de gabinete, André Luis Balbi.
 
 
Assessoria 4toques comunicação



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