Botucatu, domingo, 05 de Maio de 2024
LINKS
17/06/2016
Docente da FMVZ/Unesp participa de projeto
de saúde pública em Portugal


Professor José Rafael Modolo passou seis meses atuando junto a Universidade de Évora
 
O professor José Rafael Modolo, do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, retornou recentemente de um período de seis meses em Portugal, onde realizou um intercâmbio científico junto à Universidade de Évora, mais especificamente na disciplina de Saúde Pública do Departamento de Medicina Veterinária da instituição.
 
O professor Modolo participou do projeto “Évoracãovida”, desenvolvido pelo Serviço Veterinário Municipal de Évora em parceria com a Universidade, com os objetivos de diminuir a população de cães e gatos abandonados, sensibilizar os proprietários para o recolhimento das fezes dos seus animais em espaços públicos e fortalecer o vínculo dono-animal. O projeto colabora na compreensão da interface entre animal, homem e meio ambiente, atendendo ao novo conceito mundial de atuação em saúde denominado “Uma Única Saúde”.
 
O professor participou de reuniões preparatórias de discussão sobre os objetivos do projeto, em conjunto com a professora Manuela Vilhena, responsável pela Disciplina de Saúde Pública e com a médica veterinária Margarida Câmara, responsável pelo Serviço Veterinário Municipal, e ministrou uma aula aberta aos alunos, professores e profissionais intitulada “Alguns fundamentos para a elaboração de um planejamento de saúde pública veterinária”.
 
Na sequencia, o projeto foi finalizado e acabou sendo aprovado pela Câmara Municipal de Évora. Posteriormente, foi assinada uma Declaração de Intenções entre a Câmara e o Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora para sua execução com a participação dos alunos.
 
Pela sua atuação, o docente da FMVZ recebeu da Câmara Municipal de Évora uma carta de agradecimento público, assinada pela médica veterinária Margarida Câmara, com os seguintes dizeres: “A sua simpatia, dedicação e envolvência demonstram como ama a Saúde Pública, e transformam nosso caminho para “Uma Única Saúde” num caminho leve e tão mais interessante.
 
A sua energia e entusiasmo são facilitadores de aprendizagens para alunos, professores e outros colegas. Seu contributo ficará na história de Évora, com a sua colaboração no projeto Évora Cãovida e sua colaboração na construção da Soroteca, em parceria com o Laboratório de Parasitologia Professor Vitor Caeiro”.
 
Segundo o professor Modolo, a experiência vivenciada em Portugal foi muito enriquecedora profissionalmente, pela possibilidade de planejar ações dentro de uma realidade cultural e social diferente. “É muito válido, nesse contexto, poder propor ações aplicáveis na prática, economicamente viáveis e aceitáveis pelos interessados.”.
 
O professor também passou por momentos pessoais difíceis durante sua estada em Portugal, como uma fratura fragmentar no braço, que exigiu uma complexa cirurgia e o falecimento de sua mãe, no Brasil. “É difícil separar o pessoal do profissional, pois, a meu ver, as experiências acabam se relacionando, se equivalendo e vão se acumulando. Mas tudo foi superado, pois tive a oportunidade de conhecer e conviver com bons e verdadeiros colegas e amigos”.
 
De volta a suas atividades na FMVZ, o professor Modolo é otimista quanto a futuras colaborações com Portugal. “Espero ter conseguido deixar as postar abertas para futuros projetos que envolvam a nossa Faculdade”.
 
 
Assessoria FMVZ
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius