Botucatu, quinta-feira, 02 de Maio de 2024
LINKS
28/06/2016
Agrônomos da CATI na região de Botucatu visitam FCA/Unesp


Visitantes conheceram projeto Inspeção Periódica de Semeadoras (IPS)
 
No dia 23 de junho, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu a visita de uma delegação composta por 25 engenheiros agrônomos da Regional de Botucatu da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), que compreende os municípios de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista, Pardinho, Pereiras, Pratânia e São Manuel.
 
Ciceroneados pelo seu diretor Regional e ex-aluno da FCA, engenheiro agrônomo Julio Cesar Thoaldo Romero, os visitantes conheceram o projeto de extensão Inspeção Períódica de Semeadoras (IPS), desenvolvido pelo Grupo de Plantio Direto (GPD) da FCA, sob a coordenação do professor Paulo Roberto Arbex, do Departamento de Engenharia Rural da FCA. Também participaram da apresentação alguns servidores das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCA.
 
Inicialmente, o grupo assistiu uma apresentação teórica do projeto feita pelo professor Arbex. Na sequencia, a parte prática da apresentação foi feita pelos alunos integrantes do GPD, utilizando uma esteira simuladora de semeadura, construída na FCA. Outra etapa do IPS, a inspeção realizada no próprio equipamento utilizado pelo agricultor foi demonstrada utilizando uma semeadora das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade. “Apresentamos todos os aspectos do programa. Somos suspeitos para dizer, mas a apresentação gerou muito interesse, com os técnicos perguntando bastante e fazendo convites para levarmos o projeto a outros municípios”, conta o professor Arbex.
 
Para o docente, eventos como esse colaboram para que a universidade cumpra com mais eficiência seu papel extensionista. “Queremos ajudar a melhor a rentabilidade das propriedades rurais da nossa região. Se o plantio for errado não haverá colheita certa. O IPS nada mais é que ensinar a fazer uma boa semeadura. E compartilhando essas informações com a CATI estamos ajudando esse conhecimento chegar onde ele precisa chegar”.
 
O projeto
 
O IPS tem o objetivo de desenvolver metodologias e tornar realidade à implementação de um sistema de inspeções periódicas pelo Brasil. O programa foi lançado para dar sequência ao Projeto IPP (Inspeção Periódica de Pulverizadores), implantado na década de 1990 e que representa até hoje uma das principais ações organizadas de incentivo à atividade de inspeção periódica de máquinas agrícolas na América Latina.
 
A estrutura para as inspeções conta com unidade móvel (caminhão), na qual são transportados os equipamentos necessários para as avaliações nas propriedades rurais. São utilizados dados de identificação do proprietário, da propriedade, da máquina; equipamentos para automação de coleta de dados sobre qualidade de semeadura, quantidade de sementes e fertilizantes, segurança e tecnologia utilizada na operação e simulador de plantio.
 
O projeto IPS visa buscar as informações sobre o desempenho das operações de semeadura e adubação, apontando os diferentes tipos de erros que são cometidos cotidianamente, em quais regiões e em que frequência estão sendo realizados. O trabalho gera informações sobre os impactos destes erros no sistema produtivo e as possíveis soluções.
 
 
 
Assessoria FEPAF/ FCA



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius