Botucatu, quinta-feira, 02 de Maio de 2024
LINKS
01/07/2016
HCFMB comemora seis anos de autarquia


Série de depoimentos mostra os avanços e benefícios do novo modelo de gestão
 
A partir de hoje, 1, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) inicia as comemorações pelos seus seis anos de autarquia.
 
O principal motivo pelo qual o HCFMB foi autarquizado em 2010 foi a constatação de que, apenas com os recursos oriundos da Unesp, somados aos recursos do SUS, a sobrevivência do HC estava ameaçada. O hospital vinha de tempos em tempos e cada vez mais, passando por crises orçamentárias, que impactavam no custeio, investimento e reposição de recursos humanos, com evidentes reflexos na qualidade da assistência.
 
A autarquização possibilitou que o HCFMB desenvolvesse uma estrutura administrativa própria, mais adequada às suas necessidades. Possibilitou também que novos hospitais fossem inaugurados, como o Hospital Estadual (HEB) e o Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD).
 
Também permitiu que dois novos prontos-socorros passassem a funcionar em Botucatu, um deles voltado para o atendimento de adultos e outro para crianças. E se mantém como palco de ensino e pesquisa para a Unesp, notadamente para a Faculdade de Medicina com seus cursos de Medicina Humana e Enfermagem, além da residência médica e residência multiprofissional.
 
Para celebrar esses seis anos, o HCFMB começa hoje uma série de entrevistas com diversos personagens de sua história, fundamentais para os avanços e benefícios deste novo modelo de gestão.
 
O primeiro depoimento é do chefe de Gabinete de Autarquia da Superintendência do HCFMB, Dr. André Balbi.
"A ideia da autarquização veio da necessidade de crescimento do HCFMB. O processo foi iniciado em 2010, quando dependíamos basicamente dos recursos da reitoria Unesp.
 
Embora já tenham se passado seis anos, não consideramos o HCFMB autarquizado completamente, por ser um processo lento, mas extremamente necessário. Hoje, temos um HCFMB totalmente modificado e desenvolvido em termos de tamanho, estrutura e recursos.
 
Nossa perspectiva de crescimento a longo prazo supera a crise econômica atual. Nossa melhora é progressiva, com a certeza de um futuro promissor.
 
A autarquização será melhor compreendida daqui há alguns anos, quando olharmos para trás e tivermos certeza que mais ganhamos do que perdemos", diz Dr. André.
 
 
Assessoria 4toques comunicação



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius