Botucatu, quinta-feira, 02 de Maio de 2024
LINKS
14/07/2016
Fala professor: Jornalista botucatuense estreia
web série para desmitificar a política


Érick Facioli, que também é professor universitário, abordará temas referentes à vida política, processo eleitoral e partidos políticos

Política. Uma palavra que desperta interesse ou mesmo é refutada pelos cidadãos. Em meados do século XX, o escritor alemão Beltrot Brechet (1898-1956) definiu que o pior analfabeto é o analfabeto político. Em suas considerações, frisou que a pessoa alheia à política "não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, dependem das decisões".

Nunca a política esteve tão em discussão como nos últimos anos. Desde a redemocratização do Brasil, no final dos anos 1980, o movimento político tornou-se debatido em todos os cantos: seja na mesa do bar ou nos almoços de família, as decisões das esferas políticas.

No entanto, a política, por si, é complexa e demanda análise ampla e apurada. É com este intuito que o professor e jornalista botucatuense Érick Facioli lançou, nesta terça-feira, 12, a web série "Por Dentro da Política". O material estará disponível na fanpage do jornalista (www.facebook.com/jornalistafacioli) e contará, inicialmente, com episódios de, no máximo, dois minutos de duração.

Facioli apresenta temas de relevância no mundo da política, como a concepção do que é democracia, função dos partidos políticos, ideologias, além de explicar as mudanças no processo eleitoral de outubro, que definirá os futuros vereadores e prefeitos municipais.

O primeiro episódio, que já está no ar, trata justamente do que é a essência política, dentro de uma síntese clara de seus impactos no cotidiano de cada pessoa. "É comum ouvir que muitos não gostam de política. Temos que repensar esse conceito. Afinal, o ser humano é político por natureza. A primeira manifestação política é o choro, que nada mais é do que um protesto, uma reivindicação política contundente. Portanto, a política é a essência da sociedade", frisa o jornalista.

Segundo Facioli, a ideia é aproximar o internauta dos temas relacionados, além de incentivar a participação da população nas discussões políticas. Ele lembra, por exemplo, de que boa parte dos brasileiros vivencia apenas as eleições, sem levar em consideração a necessidade de estar nos debates partidários e de administração pública. "Se cada cidadão souber da importância da política e, principalmente, que ela depende da participação de todos, teríamos uma sociedade mais democrática e justa", complementa.




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius