Botucatu, segunda-feira, 29 de Abril de 2024
LINKS
23/11/2016
Dia do Ribeirão Lavapés


Soltura de peixes, plantio e teatro marcam preservação do ribeirão

Mais de 120 crianças e adolescentes, alunos do CEI – “Nair Fernandez Leite Vaz”, da escola estadual “Sophia Gabriel de Oliveira” e do projeto “Integra”, participaram nesta quarta-feira (23), no Bosque do Sossego, das atividades alusivas ao Dia do Ribeirão Lavapés. O evento, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sabesp de Botucatu, deveria ter sido realizado no dia 3 de novembro, data oficial em celebração ao Ribeirão Lavapés, mas o mesmo foi reagendado devido às chuvas.
 
A ação contou com apresentação de teatro de fantoches promovido por agentes da Vigilância Ambiental em Saúde, plantio de 20 árvores nativas e a soltura de aproximadamente 1 mil alevinos [filhotes de peixes] da espécie lambari. O Lavapés é um dos rios mais importantes de Botucatu, com mais de 6 km de extensão na área urbana. Em 2014, através de um esforço conjunto entre Prefeitura de Botucatu e Sabesp, ele foi reclassificado pelo Comitê de Bacias do Rio Sorocaba e Médio Tietê, ao passar da “classe 4” para “classe 3”.
 
De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), e conforme a Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, o enquadramento dos corpos d’água em classes de qualidade tem por objetivo assegurar a qualidade requerida para os usos preponderantes e diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes.
 
“Investimos em interceptores para colher e tratar esgotos que ainda era jogados de forma clandestina no rio. Também realizamos em parceria com a Prefeitura inúmeras ações de limpeza e de conscientização, especialmente junto às escolas uma vez que os alunos se tornam facilitadores desta informação nas suas próprias casas. Então aos poucos temos conseguido plantar uma consciência ecológica junto à população e hoje o Lavapés está apto a fornecer água para o abastecimento da Cidade”, argumenta Adolfo Moreira, técnico em gestão da equipe de Educação Ambiental da Sabesp.
 
“Tudo que a gente joga na rua vai parar no rio, mas temos que ter consciência que a água é um patrimônio da humanidade. Então é um dever, um ato de cidadania, preservar a água. Por isso o Lavapés é o principal rio de Botucatu. Vale lembrar que Botucatu possui uma lei que regulamenta o
 
Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que utiliza 1% do faturamento da Sabesp para estimular que produtores rurais façam serviços ambientais dentro de suas propriedades, com objetivo de preservar a mata ciliar e os rios do seu entorno. No começo de 2017 a Secretaria de Meio Ambiente deverá lançar um edital para quem tiver interesse em aderir”, informa o secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani.
 
O Dia do Ribeirão Lavapés se tornou oficial através da Lei Municipal nº 5.810, em 22 de março de 2016, projeto de iniciativa do vereador Luiz Francisco Fonte (Fontão).
 
 
Assessoria PMB



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius