Botucatu, segunda-feira, 29 de Abril de 2024
LINKS
27/11/2016
Contraditório: SEMUTRAN promove palestra para idosos sobre cuidados no trânsito


As pessoas também devem se precaver com a SEMUTRAN
 
SEMUTRAN promove palestra para idosos sobre cuidados no trânsito
Da Assessoria de Comunicação da PMB
 
O secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semutran), Rodrigo Fumis, acompanhado da Educadora de Trânsito, Thaís Bandiera, estiveram na tarde desta quinta-feira (24), no Centro de Lazer Nova Aurora, localizado na Vila Nossa Senhora de Fátima, região norte de Botucatu. Na oportunidade, para um público de aproximadamente 60 idosos, eles puderam fazer uma palestra sobre os cuidados com o trânsito.
 
Foram abordados os procedimentos corretos para uma travessia segura, com a utilização das faixas de pedestre e respeito às sinalizações. Também foi realizada uma dinâmica para mostrar como os reflexos ficam mais lentos conforme o avanço da idade, o que consequentemente pode refletir na segurança das pessoas no trânsito. Coincidentemente, a iniciativa acontece após uma idosa de 75 ter sido atropelada na Avenida Vital Brazil, no domingo passado (20). Conforme relatos de testemunhas, a vítima teria atravessado a via sem observar o fluxo de veículos.
 
O ano de 2016 tem sido um dos mais violentos para Botucatu no trânsito. De acordo com dados divulgados pelo INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), de janeiro a outubro, Botucatu já contabilizou 32 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito. Destes, sete envolveram pessoas com 60 anos ou mais de idade. No Estado já foram 4.786 óbitos. Deste grupo de vítimas, 876 delas faziam parte da faixa etária da Terceira Idade.
 
“Botucatu já tem mais de 17,3 mil habitantes com 60 anos ou mais de idade. Isso representa mais de 12 % da população, estimada hoje pelo IBGE em quase 140 mil. Devido às dificuldades inerentes à idade, temos que ter uma atenção especial com este grupo de pessoas. Ainda iremos receber eles no Centro Vivencial de Trânsito nos próximos dias para que eles possam observar na prática tudo o que viram na palestra. Trata-se de mais uma iniciativa, entre muitas do Município, dentro do Comitê Local de Segurança Viária, criado recentemente, como forma de reduzir os acidentes e mortes no trânsito”, argumenta Fumis.
 
Contraditório:
As pessoas também devem se precaver com a SEMUTRAN
João Fernando (debotuca)

Parece que o pessoal da SEMUTRAN não acompanha os noticiários da imprensa de Botucatu. Ou de nem todos.

Em 18/11/2016, este site alertava, com fotos, as deficiências na sinalização de trânsito no “Passeião”, na parte revitalizada da Rua Amando de Barros. Ver link abaixo.

Chamamos a atenção pela falta de sinalização em alguns cruzamentos do mais novo cartão postal da cidade. Porém, até esta data, nada foi feito.

Uma pessoa que é de fora de Botucatu não tem como saber que algumas ruas são contra mão de direção. Diz o código de trânsito que na ausência de sinalização a via é mão dupla.

Acesse o link abaixo para ver os “esquecimentos” na sinalização de trânsito na principal artéria da cidade.

Perigo no Passeião: Sinalização de trânsito confunde motoristas




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius