Botucatu, domingo, 28 de Abril de 2024
LINKS
24/01/2017
Dirigentes da FMB e do HCFMB deram as boas vindas aos alunos do quinto ano da medicina


Recepção dos alunos do quinto ano da Medicina da FMB/Unesp
Dirigentes da FMB e do HCFMB deram as boas vindas aos discentes nesta segunda-feira, 23.
 
Na manhã desta segunda-feira, 23, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) foi palco da recepção dos alunos do quinto ano do curso de medicina da Instituição. O quinto ano marca o início do internato, período prático da formação médica em que os estudantes passam por estágios obrigatórios. As boas vindas foram dadas por dirigentes da FMB e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). 
 
Para a vice-diretora da FMB, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika), essa fase em que os alunos ingressam é um período de “transição”. “É um ano em que vocês terão muito mais atividades práticas do que teóricas”, disse. A dirigente desejou sorte e felicidade aos discentes nesta nova etapa. 
 
O superintendente do HCFMB, professor André L. Balbi, ressaltou a importância da unidade no processo de aperfeiçoamento dos estudantes, uma vez que o HCFMB é palco de ensino dos alunos, especialmente àqueles que estão no internato. “Nós passamos uma parte de nosso tempo no Hospital, que é a nossa casa, então temos que tratar bem a nossa casa”, lembrou. 
 
A coordenadora do curso de medicina, professora Jacqueline S. C. Teixeira Caramori, disse que o internato é uma etapa “transformadora” na vida dos alunos. A docente deixou uma mensagem aos futuros médicos destacando a importância da “defesa do direito universal à saúde”, da “relação médico-paciente” e de reconhecer que o período da graduação é a “principal mudança social” que acontece na vida dos estudantes. 
 
Para o presidente da Comissão de Internato, professor Roberto Antônio de Araújo Costa, a fase de internato é de fundamental importância na vida dos graduandos uma vez que existe uma “mudança nas relações” a partir de agora. “Vocês vão começar a lidar com pacientes, com os problemas. É uma outra vivência que vocês carregarão para o resto da vida”, destacou. 
 
Sobre o curso de graduação em Medicina 
 
O currículo é dividido nos três ciclos: básico (1ª e 2ª séries), profissionalizante (3ª e 4ª séries) e internato (5ª e 6ª séries). Os cenários utilizados nas atividades de formação médica são: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, Centro de Saúde Escola (CSE) e hospitais de nível secundário (Hospital Estadual de Botucatu e Bauru e Hospital do Bairro de Botucatu). 
 
 
Assessoria FMB/ UNESP - Vinícius dos Santos



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius