Botucatu, domingo, 28 de Abril de 2024
LINKS
10/02/2017
Novos diretor e vice da FMVZ/Unesp são empossados


Dia 10 de fevereiro, às 10h, aconteceu a transmissão das funções de diretor e vice-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, aos professores Celso Antonio Rodrigues e Cezinande de Meira, eleitos para o exercício do mandato de janeiro de 2017 a janeiro de 2021.
 
A sessão solene da Congregação foi realizada no Auditório Casa da Arte, no câmpus de Rubião Júnior, e contou com a presença do professor Sandro Roberto Valentini, reitor da Unesp; do professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, diretor cessante da FMVZ; da professora Maria Denise Lopes, vice-diretora cessante; do deputado estadual Fernando Cury; do professor Leonardo Theodoro Büll, pró-reitor de Administração da Unesp; professor Edson Luiz Furtado, diretor presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp); Carlos Pessoa, secretário de Governo, representando o prefeito municipal de Botucatu Mario Pardini; Ednei Carreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Botucatu; professor Arnaldo Cortina, secretário-geral da Unesp, além de lideranças regionais, professores eméritos e ex-diretores da FMVZ e servidores docentes, técnico-administrativos e discentes.
 
A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro interpretado ao acordeon pelo músico Toninho Ferragutti, ex-aluno da FMVZ. Na sequencia, a professora Maria Denise Lopes, vice-diretora cessante fez uso da palavra e apresentou um vídeo com um resumo das atividades da Faculdade na período 2013/2016. Ela agradeceu colegas do Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária e a comunidade da Faculdade. “Quero acreditar que já cumpri meu papel de professora, de orientadora e de gestora. Temos aqui, pessoas da mais alta competência técnica. Sinto-me orgulhosa de agradecer e me despedir de todos”.
 
A vice-diretora cessante fez questão de fazer um agradecimento especial ao professor José Paes. “Gostaria de agradecer-lhe pela confiança, pela parceria e por sua maneira de ser: educado, bem humorado, inteligente, tranquilo”. Aos professores Celso e Meira, ela desejou sucesso. “Tenho certeza que trabalharão com afinco e responsabilidade pela nossa FMVZ”.
 
O professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto elencou algumas das realizações da sua gestão. ”Continuamos formando recursos humanos de qualidade, produzindo pesquisa de excelência e desenvolvendo atividades de extensão”. Em sua mensagem aos novos dirigentes, o diretor cessante afirmou: “Tenho plena convicção de que a FMVZ estará em boas mãos. Vocês elaboraram um ótimo plano de gestão, factível e com grande chances de ser efetivado na prática. Muito sucesso para vocês”.
 
O professor Paes também deixou uma mensagem para o professor Valentini. “A sua chegada à Reitoria representa para a comunidade da Unesp a esperança de uma gestão ágil, transparente e comprometida com diálogo com a comunidade, baseada no planejamento. Conheço sua capacidade de trabalho e seu comprometimento com a universidade pública e, particularmente, a Unesp. Tenho plena convicção de que a Unesp, sob a sua batuta, sairá maior dessa crise que hoje atravessamos”.
 
Na sequencia, o professor Paes agradeceu toda a comunidade da FMVZ, da Unesp e a professora Denise, sua vice-diretora. “Você foi meu esteio durante esses quatro anos. Eu só tenho que agradece-la pela sua competência e lealdade. Seja muito feliz nessa nova etapa da sua vida”. O professor ainda fez questão de agradecer nominalmente cada integrante de sua equipe e os seus familiares.
 
Após a assinatura dos termos de posse e a transmissão das insígnias das funções aos professores Celso e Meira, o professor Antonio Carlos Paes discursou em nome da Congregação homenageando os dirigentes cessantes. “Foi uma administração norteada pela ética, transparência, igualdade no tratamento dispensado a toda a comunidade, temperança e paciência. Vocês partirão de cabeça erguida e consciência do dever cumprido”. Ele também saudou os professores Celso e Meira. “Durante a campanha eleitoral, vocês demonstraram conhecimento dos problemas que nos afligem, sabemos que estão cientes de que temos muitos potenciais pouco explorados. Vocês foram eleitos por nossas esperanças, para buscar soluções para as crescentes dificuldades. Certamente, terão a colaboração da comunidade na dura tarefa a ser empreendida. Que tenhamos, junto com vocês, visão e discernimento para saber o que deve ser mudado. E coragem, união e bom senso para realizar tais mudanças”.
 
No momento mais esperado da cerimônia, o professor Celso Antonio Rodrigues fez o seu primeiro discurso como diretor da FMVZ. Ele começou agradecendo ex-diretores, professores eméritos, servidores técnico-administrativos, residentes, alunos de graduação e pós-graduação pelo comprometimento com a FMVZ. “Nesses 53 anos de história, ocupamos uma posição de destaque nos cenários nacional e internacional. Isso é fruto do trabalho árduo de todos que estiveram ou estão vinculados a ela. É fundamental valorizar a história, no entanto, mirando o futuro. O momento exige uma faculdade moderna, progressista e inovadora, capaz de formar profissionais competentes e cidadãos dotados de valores éticos e morais”.
 
O novo diretor ressaltou a importância de planejar o futuro da unidade. “Caso contrário, corremos o risco de ficarmos atrelados a um passado glorioso, mas com um futuro incerto. Esses desafios nos motivam. Vamos administrar nossa faculdade com responsabilidade e comprometimento. Os recursos são e serão escassos. Pensando nisso, estabelecer um plano diretor para a FMVZ é fundamental para a aplicação racional destes. A busca por recursos externos à Unesp é uma questão de sobrevivência e necessita ser estimulada e apoiada”.
 
Aos dirigentes cessantes, o professor Celso deixou seus agradecimentos. “Agradeço sua confiança e amizade. Foram quatro anos difíceis, mas de extrema camaradagem, sinceridade e lealdade. Tenho certeza que vou corresponder às suas expectativas”. E também dirigiu a palavra a seu vice-diretor. “Somos uma dupla afinada e aguerrida, capaz de realizar uma administração compartilhada, considerando a grandiosidade e complexidade da FMVZ”. Emocionado, o diretor da FMVZ agradeceu a seus familiares. E encerrou citando São Francisco de Assis. “Comece fazendo o que é necessário, depois fazendo o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível”.
 
O deputado estadual Fernando Cury fez uso da palavra para saudar os novos dirigentes. “Que tenham muita sabedoria e muita luz. Que Deus os abençoe nessa nova jornada que se inicia. Gostaria muito de poder colaborar. Acredito que temos o que trabalhar juntos”.
 
O último pronunciamento da solenidade foi feito pelo professor Sandro Valentini, reitor da Unesp. Ele falou sobre algumas das metas para sua gestão. “Para fazer as mudanças que queremos, teremos que mudar a cultura da universidade. A Unesp, assim como a USP e Unicamp, precisa mudar, se quisermos manter no estado de São Paulo esse sistema de ensino superior público de qualidade do qual serei sempre um defensor”.
 
Apesar das mudanças desejadas, o reitor anunciou que certos valores da instituição são intocáveis. “Não abrimos mão da busca constante pela excelência, da autonomia orçamentária, financeira e intelectual, do compromisso social da universidade e também da diversidade de ideias e o respeito às diferenças. Temos o compromisso com a formação de profissionais qualificados para atuar como agentes transformadores da realidade”.
 
 
Assessoria FMVZ/ UNESP
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius