Botucatu, quarta-feira, 01 de Maio de 2024
LINKS
24/07/2017
Biometria obrigatória em Botucatu está abaixo do esperado


                Desde o início deste ano, Botucatu, Itatinga e Pardinho integram o time dos 83 municípios que realizam o cadastramento biométrico obrigatório no Estado de São Paulo. Até o momento, dos 119.261 eleitores sujeitos ao procedimento obrigatório nas três cidades, dos quais 99.599 são de Botucatu, 14.268 de Itatinga e 5.394 de Pardinho, apenas 51.455 cadastraram as suas digitais.

                Segundo levantamento feito pela 26ª Zona Eleitoral de Botucatu, o número de atendimentos diários está abaixo das expectativas. “Apesar da grande divulgação, a média diária de atendimento em Botucatu é de 350, número relativamente abaixo da expectativa, pois, levando em consideração ao número de recepcionistas terceirizados, o atendimento poderia atingir um montante de aproximadamente 1.000 pessoas/dia”, explica o Chefe do Cartório Eleitoral, Igor Ignácio.

                No sentido de aumentar essa demanda, o Cartório Eleitoral está desenvolvendo projetos que visam levar a Biometria até o eleitor. Já foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SP) propostas de instalar kits biométricos temporários em empresas e em bairros descentralizados da cidade. “A nossa ideia é aproveitar espaços particulares e públicos para realizar a própria Biometria, não só o agendamento como já estamos realizando. O TRE já foi oficializado e estamos aguardando o aval para iniciarmos esses projetos”, afirma Ignácio.

                O objetivo principal dessa ação é levar a Biometria até o eleitor, principalmente aos que residem na Zona Rural e nos bairros distantes, pois são as pessoas que têm mais dificuldade de locomoção até o centro da cidade, aumentando desta forma o número de eleitores atendidos e evitando aglomeração no final do processo de recadastramento, em dezembro de 2017.       

                Importância - O eleitor que não fizer a Biometria terá o título cancelado e será impedido de praticar certos atos da vida civil como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública, entre outros.

                A biometria é um recurso tecnológico que identifica e reconhece uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. O objetivo da Justiça Eleitoral é identificar o eleitor pelas digitais na hora do voto a fim de evitar qualquer possibilidade de fraude no processo eleitoral. O cadastramento biométrico visa, ainda, a confirmação do endereço residencial pelo eleitor e atualização dos demais dados, além de contribuir para detectar duplicidades no cadastro eleitoral.

                Atendimento - O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE e comparecer ao cartório ou central de atendimento com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso possua, e comprovante de residência.

                Em Botucatu, o atendimento será de segunda a sexta-feira das 8h15 às 18h30. O Cartório Eleitoral está instalado na Rua Monsenhor Ferrari, 466, Centro. Em Itatinga o posto da equipe eleitoral está instalado na Casa do Cidadão, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e em Pardinho das 8 às 12 horas e 13 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3814-5536/3815-5379.


Corregedor do TRE-SP faz visita correcional e audiência pública em Botucatu

                Na última sexta-feira, dia 21, Botucatu recebeu a visita do corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin. O encontro, que foi realizado no Salão do Júri do Fórum, contou com a presença do Juiz Eleitoral, Josias Martins de Almeida Júnior, de juízes da Comarca, do chefe do Cartório Eleitoral, Igor Ignácio, prefeitos e vereadores da região.

                A visita correcional teve início dia 10 de fevereiro e já percorreu diversos municípios do Estado de São Paulo. O objetivo é conhecer de perto o trabalho e as dificuldades enfrentadas pelos cartórios eleitorais, bem como buscar sugestões para melhorar os serviços desempenhados pela Justiça Eleitoral. Após a visita, o Corregedor realizou audiência pública com promotores, autoridades regionais e público em geral.

                Segundo o corregedor, “foi de fundamental importância a participação dos interessados, pois dos diálogos e debates foram extraídos subsídios para ajustes e futuras ações da Corregedoria Regional Eleitoral”.

                Padin esteve acompanhado de uma equipe de assessores, que aproveitou a ocasião para realizar uma visita técnica ao Cartório Eleitoral no sentido de fiscalizar a regularidade dos serviços eleitorais, principalmente os processos em andamento. Após o encontro no Fórum, o Corregedor se deslocou até o Cartório para conhecer de perto o atendimento e funcionamento da Biometria Obrigatória.

                A dedicação e o empenho dos servidores da Justiça Eleitoral, tanto do quadro, quanto os requisitados, foram destacados pelo corregedor, que encontrou os serviços eleitorais em ordem. Ele também ressaltou a boa estrutura e eficiente instalação física da 26ª ZE. 

 

Da Assessoria




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius