Botucatu, sexta-feira, 10 de Maio de 2024
LINKS
24/09/2015
Alunos do La Salle visitam a Câmara Municipal


-Proposituras dos vereadores João Elias, Valmir Reis e Fontão

Assessoria (CMB)
 
Alunos do ensino fundamental do colégio La Salle fazem visita a Câmara Municipal
 
A Câmara Municipal de Botucatu deu continuidade ao seu processo de aproximação entre o poder público e a sociedade ao receber em suas dependências, a visita de aproximadamente 50 alunos do ensino fundamental do colégio La Salle na tarde da última quarta-feira. Posicionados no plenário da Casa de Leis, os jovens tiveram a oportunidade de entender o papel do Poder Legislativo e conversar com vereadores.
 
 
 
Os alunos, acompanhados das professoras Toninha Silveira e Letícia Sibim foram introduzidos ao mundo do Legislativo pela diretora da Câmara Municipal, Silmara Ferrari de Barros, que explicou um pouco da história e do funcionamento da Casa de Leis. Também participaram do encontro e de uma animada conversa com os alunos, os vereadores Carreira [PSB], Reinaldinho [PR] e Lelo Pagani [PT].
 
 
 
Para a diretora da Câmara, que recebeu os alunos, a experiência foi positiva. “Esse é o tipo de encontro que nos deixa muito satisfeitos, pois trata-se de uma forma de promovermos e incentivarmos a cidadania dos munícipes logo cedo”, comenta. “A Casa sempre estará aberta a esse tipo de atividade, para desmistificarmos um pouco do Poder Legislativo, deixando cada vez mais claro que esse espaço, é da população e a participação da mesma é fundamental no desenvolvimento da cidade”, conclui Silmara.
 
 
 
Os vereadores que participaram do bate-papo se surpreenderam com a empolgação dos alunos. Foi uma verdadeira sabatina, com perguntas que envolviam questões relacionadas ao desempenho das funções de cada um, até os bastidores do cotidiano do Poder Legislativo. Além dos vereadores botucatuenses, uma comitiva de parlamentares da cidade de Itatinga também aproveitou uma visita que fariam no prédio, para também participarem da conversa.
 
João Elias faz pedido para que município incentive programas de educação financeira
 
Disposto a evitar que os problemas causados por questões relacionadas ao dinheiro atrapalhem no cotidiano das famílias botucatuenses, o vereador João Elias [SD] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu, para apresentar um requerimento, onde pede incentivos à educação financeira no município. A solicitação foi aprovada pela unanimidade dos demais legisladores.
 
 
 
O documento foi encaminhado ao prefeito municipal e à secretária municipal de Educação, solicitando que seja analisada a possibilidade de se implantar o Programa de Educação Financeira na rede municipal de ensino, conforme Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, com objetivo de oferecer aos alunos uma educação financeira adequada, a exemplo de centenas de municípios brasileiros.
 
 
 
De acordo com o vereador, desde o final de 2010, o processo de educação financeira do Brasil foi fortalecido com a criação do ENEF, que desenvolve ações destinadas ao público adulto e às escolas de ensino básico, promovendo a conscientização com relação aos riscos da falta de prática de educação financeira. “O analfabetismo financeiro traz uma série de problemas que afetam o âmbito familiar, no que diz respeito ao relacionamento, na saúde, com efeitos no estado emocional e também, problemas no trabalho, com a baixa produtividade”, comenta João Elias.
 
 
 
Ainda de acordo com o vereador, o incentivo à educação financeira traria resultados extremamente positivos à população. “Contribuir para a criação de uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, que aprenderam desde cedo a utilizar o dinheiro de maneira saudável, responsável e consciente é potencializar para uma vida mais equilibrada, com menos estresse, mais saúde, melhor desempenho profissional e melhora significativa nas relações familiares e sociais”, afirma Elias.
 
Valmir Reis encaminha pedidos por melhorias para moradores do Jardim Brasil e Jardim Cristina
 
Grande batalhador por melhorias para os moradores do Setor Leste de Botucatu, o vereador Valmir Reis [PPS] novamente utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal para apresentar requerimentos por melhorias para Jardim Brasil, Jardim Cristina e também para a vicinal Geraldo Biral. Os pedidos foram aprovados pela unanimidade dos demais legisladores.
 
 
 
Para os moradores do Jardim Brasil, o pedido, que foi direcionado à secretaria municipal de Obras, pede para que seja analisada a possibilidade de realizar o recapeamento asfáltico ou, na impossibilidade da prestação deste serviço, que ao menos seja realizada a operação “tapa buracos”, na Rua Armando Ognibene, tendo em vista que o leito carroçável dessa encontra-se em mau estado de conservação.
 
 
 
Em nova solicitação ao secretário da pasta, André Peres, o vereador desta vez encaminhou um pedido para a realização de limpeza dos “bueiros” existentes na Rua Antônio Carlos Firmino Silva, especialmente em frente ao nº. 511, no Jardim Cristina, para o escoamento da enxurrada de água de chuva, atendendo assim as reivindicações dos moradores do local. Além do citado ponto, Valmir pede também atenção às demais estruturas em ruas da região.
 
 
 
Por último, mas novamente com um pedido ao secretário de Obras, o foco foi em uma importante estrada rural da cidade. Valmir pede para que seja determinada a passagem de máquina motoniveladora na Estrada Municipal “Geraldo Biral”, com o objetivo de oferecer maior conforto aos motoristas que ali trafegam, pois, atualmente, a mesma se encontra em péssimo estado de conservação e é uma das mais utilizadas rotas de turismo da região.
 
Fontão pede ação rápida do município em grande erosão, causada pelas chuvas, no Jardim Panorama
 
Atento a um grande problema que tem assombrado moradores do setor Norte do município, o vereador Luiz Francisco Fontes – Fontão [PSDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para apresentar uma solicitação por uma ação emergencial de combate a uma grande erosão no Jardim Panorama. O pedido foi aprovado pela unanimidade dos demais legisladores.
 
 
 
O problema é tão sério que o legislador encaminhou o pedido de ajuda para o prefeito municipal e também aos secretários de Obras e Planejamento, para que os mesmos analisem a adoção de medidas que contenham a enorme erosão existente ao longo das ruas Angelino de Oliveira, Avenida Universitária, Miguel Di Credo e José Thiago, no Jardim Panorama, bem como realizar a limpeza das bocas de lobo que estão entupidas na Rua Miguel Di Credo.
 
 
 
O vereador explica a real necessidade do local. “Trata-se de uma região que foi castigada pelas fortes chuvas e que registrou um rompimento do solo, que não suportou as enxurradas, o que resultou em uma grande erosão que hoje já tem a extensão de três ruas e uma avenida no Jardim Panorama”, comenta. “É uma formação geográfica imensa, tanto em largura quanto em profundidade e que precisa de muita atenção por parte do município”, justifica Fontão.
 
 
 
O pedido por urgência parte do vereador atende a uma solicitação de moradores da região. “Fui procurado por munícipes que residem em áreas próximas do local da erosão e que estão muito preocupados e com medo, por conta dos perigos e até pelo risco de que ela se torne ainda maior caso nada seja feito, o meu pedido é por uma ação pontual nessa região, aproveitando o período ainda mais seco, antes que as chuvas piorem o problema”, concluiu Fontão.   



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius