Botucatu, sábado, 04 de Maio de 2024
LINKS
03/09/2017
Análise da cobertura jornalística sobre mortalidade infantil


Érick Facioli apresenta resultados de pesquisa de mestrado no PT
 
O jornalista Érick Facioli irá apresentar os resultados de sua pesquisa de mestrado nesta terça-feira, dia 5, às 20h, na sede do PT de Botucatu. Facioli concluiu no mês passado pós-graduação em nível de mestrado no Programa de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. Érick foi candidato do PT a prefeito de Botucatu nas últimas eleições.

 

Intitulado “Análise da cobertura do jornal Folha de São Paulo sobre mortalidade infantil entre 1990 e 2015”, o trabalho discute tendo como base os referenciais teóricos do enquadramento, agenda setting e Cenário de Representação Política, a forma como o periódico abordou o tema. Logo após a apresentação do jornalista, será realizado um debate sobre o papel da mídia na sociedade. O evento é aberto ao público.

 

Resumo: A Taxa de mortalidade infantil é indicador sensível para refletir o grau de desenvolvimento de um país. Nas últimas décadas, o Brasil registrou grande variação na taxa desse desfecho, resultado da centralidade nas políticas públicas de saúde materno-infantis nacionais.

 

O conhecimento público sobre os fatores que contribuíram para a melhora desse indicador é importante por fazer da população parte integrante do processo, permitindo maior controle social. Possibilita, ainda, que o cidadão tenha a oportunidade de fazer a sua parte no que diz respeito à prevenção.

 

O objetivo estudo foi avaliar a cobertura jornalística realizada sobre o tema mortalidade infantil na versão impressa do jornal Folha de São Paulo entre 1990 e 2015, período definido pela Declaração do Milênio para o cumprimento da meta de redução em dois terços na taxa de mortalidade infantil global. Trata-se de estudo de abordagem quantiqualitativa, de caráter descritivo e retrospectivo.

 

A escolha do Jornal Folha de São Paulo decorreu do fato de constituir o veículo jornalístico de maior circulação no país. Para seleção das matérias, utilizaram-se as palavras-chave “mortalidade” and “infantil” no acervo digital do próprio jornal.

 

A coleta de dados foi realizada entre setembro de 2015 e julho de 2016. No total, 2436 matérias foram inicialmente selecionadas para leitura dinâmica. Aplicaram-se, em seguida, os critérios de exclusão: citações isoladas, comentários dos leitores, publicidade, informes publicitários, gráficos isolados, matérias idênticas publicadas e erratas, restando 429 textos.

 

Como era critério de inclusão analisar as publicações que fizessem referência aos determinantes da mortalidade infantil, nova seleção foi necessária e, nessa etapa, foram obtidas 267 matérias, às quais foram aplicadas o Protocolo de Análise de Cobertura Jornalística, com a função de quantificar e organizar o material. Para a análise qualitativa, foram utilizados os textos com chamada de capa, o que resultou em 82 matérias, avaliadas a partir dos referenciais teórico-metodológicos do enquadramento, agenda-setting e Cenário de Representação Política (CR-P).

 

Os resultados revelam, em geral, cobertura superficial e sensacionalista do tema, carecendo de análises mais amplas, como as razões históricas, políticas e sociais a ele relacionadas. Houve privilégio a fontes oficiais, com pouco espaço para opiniões de especialistas independentes e do cidadão comum. Por vezes, o Estado foi apresentado como ineficiente para cuidar da saúde da população.

 

Da Assessoria




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius