Botucatu, domingo, 05 de Maio de 2024
LINKS
30/05/2019
Associação dos Docentes da UNESP de Botucatu divulga carta de esclarecimento e repúdio à jornal local

Notícia veiculada no Jornal Leia Notícias motivou a divulgação do documento

Botucatu: Professora da Unesp cancela aula em função de Manifestação contra o Governo

 
 
Carta de Esclarecimento e Repúdio
Associação dos Docentes da UNESP de Botucatu
 
A Associação de Docentes da UNESP do Câmpus de Botucatu (AD Botucatu) vem manifestar seu repúdio à forma como a imprensa local expôs individualmente uma docente da UNESP em assunto relativo à mobilização em favor da educação, organizada em todo o Brasil para ocorrer no dia 30 de maio de 2019.

Trata-se de movimento nacional que congrega professores, estudantes, pais de alunos e a população em geral, em defesa da educação pública e contra o contingenciamento orçamentário que coloca em risco real a impossibilidade de funcionamento das Universidades Federais. Além disso, os recursos para Ciência e Tecnologia foram drasticamente cortados, impossibilitando a continuidade de pesquisas importantes nas diferentes áreas do conhecimento.

Os alunos da UNESP de Botucatu deliberaram, em Assembleia Geral da categoria, no dia 27 de maio, a paralisação de atividades no dia 30 de maio e organizaram uma programação para discussões acerca do assunto. O movimento está articulado também com estudantes do ensino
médio, associações de pais e alunos e profissionais da educação, ciência e tecnologia. Ademais, foi solicitado aos docentes, pelos alunos, apoio para que as atividades deliberadas por eles, pudessem ser cumpridas, e que o conteúdo didático programado para o dia 30, fosse reposto em horários alternativos ou com atividades online supervisionadas. É importante destacar, que os professores da UNESP, como pode ser facilmente comprovado, estão trabalhando normalmente no dia de hoje, e
ainda, que os trabalhos de pesquisa, extensão universitária, atendimento à comunidade, bem como todas as atividades administrativas estão funcionando normalmente.
 
Como é perceptível, o “Jornal Leia Notícias” além de denegrir a figura da professora em questão, foi absurdamente parcial e tendencioso ao usar como título da sua “reportagem”: “Professora da Unesp cancela aula em função de Manifestação contra o Governo”; o que sugere que a professora cancelou a aula por iniciativa própria, e não a pedido dos Centros e Diretórios Acadêmicos, e ainda que, a manifestação é contra o governo, o que é bem diferente de seu objetivo que é protestar “a favor da universidade pública, gratuita e de qualidade e contra o “contingenciamento” de investimentos na Educação, em Ciência e Tecnologia”, pauta essa,que historicamente, foi recorrente em diferentes períodos e governos na história contemporânea do Brasil. Cabe ressaltar ainda, que o “Jornal” diz ter tentado contato com a Professora pelo seu
Facebook, o que não é comum para um instrumento de imprensa íntegro e de confiabilidade.
 
A AD Botucatu juntou-se ao movimento estudantil, convidando os professores a participarem do ato no dia 30 de maio, a partir das 17 horas, por compreender que o movimento é legítimo e está em defesa de direitos de toda a população brasileira.

Não se trata, portanto, de ato isolado de uma professora, mas sim de um movimento nacional de trabalhadores da educação, estudantes, pesquisadores e da sociedade civil, que nesse momento, preocupa-se com o futuro de seus filhos e da educação brasileira.
 
Botucatu, 30 de maio de 2019
Associação dos Docentes da UNESP de Botucatu
 
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius