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28/06/2019
Projeto de equoterapia da Educação promove interação entre pais e alunos


O Centro de Equoterapia de Botucatu, localizado no Rancho São Francisco, no Bairro Demétria, recebeu nesta semana uma atividade especial de interação entre pais e alunos que são atendidos pelo Projeto Equoterapia.
 
 
 
O evento, direcionado aos familiares das crianças assistidas no Centro contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Prof. Valdir Paixão e da Coordenadora de Educação Especial, Cristiane Tonini. Eles puderam conferir os avanços alcançados através da dinâmica com os cavalos utilizados no projeto.
 
 
 
A prática da equitação pode ajudar as crianças com exercícios para o equilíbrio, coordenação e postura, bem como ganhos físicos, psicológicos e educacionais.
 
De acordo com José Figueiroa de Oliveira, pai do aluno Caetano, estudante do 4º ano da Escola Angelino de Oliveira, com apenas dois meses no Projeto de Equoterapia, os avanços do filho foram enormes.
 
 
 
“Depois que ele começou no Projeto, percebemos que o comportamento, as notas e o entrosamento com os outros alunos melhoraram muito. Ele é hiperativo e não conseguia se concentrar para fazer as lições. Meu filho mudou “da água para o vinho” e estamos muito felizes com o trabalho que vem sendo realizado pelo pessoal da Equoterapia. Agradecemos muito à Escola Angelino que teve a sensibilidade de acolhê-lo e à Secretaria de Educação por disponibilizar às crianças este tipo de atendimento”, disse Figueiroa.
 
 
 
Este ano, foram selecionados 50 alunos da Rede Municipal de Ensino das escolas Américo Virgílio dos Santos, Dr. João Maria de Araújo Junior, Angelino de Oliveira e Francisco Guedelha, para participar do projeto, que é realizado uma vez por semana no Rancho São Francisco.
 
 
 
Sobre a Equoterapia
 
 
 
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência física ou com necessidades especiais.
 
 
 
Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento da força, tônus musculares, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
 
 
 
A prática da equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais, causadas por lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular; patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos; disfunções sensório-motoras ou com necessidades especiais: necessidades educativas especiais; distúrbios; comportamentais e de aprendizagem.
 

Da Assessoria (PMB)



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