Botucatu, quinta-feira, 02 de Maio de 2024
LINKS
30/07/2019
SAMU 192 completa 8 anos de atuação em Botucatu


Apenas em 2018, foram mais 32 mil ligações atendidas pelo telefone 192
 
Unidade de emergência, administrada pela O.S.S Pirangi, realizou mais de 6,8 mil serviços em 2018
 
O SAMU 192 de Botucatu completou neste mês de julho 8 anos de atuação. Oito anos de atendimentos médicos de emergência. Oito anos salvando vidas. Administrado pela O.S.S. Pirangi, que detém o contrato de gestão junto à Secretaria Municipal de Saúde, o serviço tem muito a comemorar. Afinal, apenas em 2018, foram mais 32 mil ligações atendidas pelo telefone 192 e 6.850 envios de ambulância, com tempo de resposta médio de pouco mais de 10 minutos. Quase 20 pacientes atendidos por dia.
 
A maior parte para socorrer casos de: mal-estar geral (972 casos); dispneia - dificuldade de respiração (736); dores gerais (622); e dor torácica (434). Os dados apontam que quase três quartos dos atendimentos foram realizados na própria casa do solicitante, com horários de picos variados (com maior incidência entre as 10 e 13 horas e entre as 18 e 19 horas). 
 
O sistema informatizado e os processos de atendimento e transporte bem definidos ajudam a consolidar o serviço,  que funciona 24 horas por dia, e tornou-se primordial para a saúde do Município e região. “Não se trata apenas de uma ambulância que socorre pacientes, mas sim de um serviço mais abrangente e estruturado. A Central de Regulação de Urgência de Botucatu recebe também chamados de Areiópolis, Anhembi e Pardinho e disponibiliza o melhor recurso para cada caso”, afirma a enfermeira Dra. Priscila Masquetto, coordenadora geral do SAMU Botucatu, atuante na unidade desde a sua implantação, em 2011. 
 
“Temos duas ambulâncias para o atendimento da população de Botucatu: uma Unidade de Suporte Básico e outra Unidade de Suporte Avançado. Além de uma Unidade de Suporte Básico de Vida em outras cidades da região. Vejo o serviço como uma conquista e um avanço para a saúde de nossa população. A equipe é extremamente capacitada para realizar todos os tipos de atendimento”, complementa Priscila. 
 
Gratidão
Em tantos anos, casos diferentes não faltam. Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), quando cada segundo é valioso, atendidos com déficits motores, mas que conseguiram se recuperar sem nenhuma sequela por conta da agilidade da equipe. Outros onde há parada cardiorrespiratória, ou seja, quando a pessoa não respira e seu coração não bate. 
 
“Neste ano houve um engasgamento em uma festa e o paciente teve uma parada cardiorrespiratória. A nossa equipe foi acionada e, após manobras de reanimação, ele foi salvo. Alguns dias depois, ele retornou à base para agradecer a todos. Foi bem emocionante. Nestas ocorrências, o SAMU faz a diferença. Se não existíssemos, o paciente poderia falecer”, diz.
 
Trotes
Passar trote telefônico a serviços públicos é crime. Em Botucatu, a pena é de multa de R$1 mil, com o dobro do valor em caso de reincidência. E os pais devem ficar atentos, pois é das crianças de onde parte a maioria deles.
 
“O Projeto SAMUZINHO, realizado por voluntários do SAMU, tem contribuído fortemente para a diminuição do índice. Nos últimos anos, a queda foi considerável. Entendemos que a conscientização da população é muito importante. Por isso, realizamos trabalhos de educação para crianças durante o ano, como a participação do Projeto Patrulha da Paz, da Guarda Civil Municipal”, elenca Priscila.
 
Equipe
E um serviço com tamanha importância necessita da ajuda de todos. No total, são 65 funcionários (23 médicos, 7 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem, 11 condutores socorristas, 13 técnicos auxiliares de regulação médica e 5 lavadores de ambulância). Todos trabalhando em prol de um bem comum: auxiliar a saúde do Município.
 
“Gostaria de parabenizar toda a equipe pela dedicação com que trabalham todos os dias. O SAMU 192 é um serviço 24 horas onde os profissionais estão à disposição da população em todos os momentos para o atendimento dos chamados de emergência. Faça chuva ou faça sol, eles estarão lá para salvar vidas!”, finaliza a coordenadora.
 
Quando chamar o SAMU 192?
Problemas cardiorrespiratórios graves
Dor aguda no peito
Convulsão
Acidentes ou agressão com armas “brancas” ou de fogo
Suspeita de derrame (AVC): alteração na fala ou na face e falta de força nos braços
Intoxicação
Queimaduras graves
Crises hipertensivas
Afogamentos
Choque elétrico
Desmaios
Acidentes com traumas graves
Trabalho de parto onde há risco de morte da mãe/feto
Quaisquer outros casos de ameaça à vida
 

Da Assessoria (4toques)



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius