Botucatu, sábado, 27 de Abril de 2024
LINKS
29/09/2019
Projeto da vereadora Rose visa homenagear Marlene Bonome, da "Botucatur Turismo"


Foto - Marlene e Fernando (arquivo pessoal)
 

NOTÍCIA ATUALIZADA EM 30/09/2019 (22h50) 

 
A partir das 20h da próxima segunda-feira, 30 de setembro, os vereadores de Botucatu vão participar de mais uma sessão ordinária, que terá quatro projetos em pauta na Ordem do Dia. Destaque para o Projeto da Vereadora Rose Ielo, homenageando Marlene Bonome, da antiga "Botucatur Turismo".
 
PROJETO DE LEI Nº. 058 de 9 de setembro de 2019

"Denomina de “Marlene Bonome Pereira” o Posto de Informações Turísticas (PIT) de Botucatu, localizado na Avenida Professor José Pedretti Neto, n° 161.”
 
 
Veja a justificativa da vereadora para a propositura:
Marlene Bonome Pereira, nasceu em 09 de abril de 1953. É Filha de Antônio Paulo Bonome e Jamile Jabor Bonome.

Foi aluna do grupo escolar “José Gomes Pinheiro”, tendo recebido o Certificado de Habilitação, por conclusão dos estudos, do curso primário, em 14 de dezembro de 1963, onde consta também a média de 92 (noventa e dois inteiros). Recebeu também da Caixa Econômica, uma Poupança, Prêmio pelo destaque de aluna com boas notas.

Foi aluna do EECA, onde cursou o Ginasial. Fez o cursinho em São Paulo e entrou na antiga FCMBB, onde concluiu o Curso de Biologia e, como Bióloga, recebeu o certificado de conclusão do curso de Pós-Graduação Latu Sensu; Formação de Educadores Ambientais, modalidade Especialização, promovido pelo Departamento de Educação, do Instituto de Biociência do Campus de Botucatu, do Campus UNESP, no período de outubro de 1999 a janeiro de 2001.
 
Participou da XIV Jornada Cientifica do Campos de Botucatu com o trabalho: "Epidemiologia da Hepatite Viral na população Urbana de Botucatu", 1983/84, tendo também, concluído o Curso de Aprimoramento, na área de Saúde Pública, no período de 01 de março de 1983 a 28 de fevereiro de 1985.Marlene participou da primeira Reunião Nacional sobre o Ensino e Pesquisa em Nova Friburgo de 11 a 15 de setembro de 1984, como autora do trabalho de "Hepatite viral aguda na área Urbana de Botucatu" e "Aspectos: Epidemiológicos e Assistenciais" em 15 de setembro de 1984.

Obteve certificados em: “Curso básico de atendimentos de Terminais (21/08 a 25/08 de 1989) -Diretoria da Varig; Curso Amadeus (10/07/1995 a 14/07/1995); Varig Amadeus (10/071995 a 14/07/1995); Seminário de Eventos e Aperfeiçoamento da qualidade do Produto Turístico Municipal (Espirito Santos do Turvo 09/06/1998) e Curso “Worlds Pan” a nível
internacional.
 
Marlene Bonome ainda ministrou palestra na UNESP sobre Ecoturismo e Educação Ambiental: "Uma busca para o Equilíbrio no Curso" e sobre o uso Múltiplo da Floresta durante a Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu. Palestrou na Faculdade Marechal Rondon sobre transportes, turísticos com o Tema "A Importância do Turismo Ferroviário na nossa região", bem como palestrou, também, na UNIFAC sobre o Tema "O Turismo na Cidade de Botucatu".
 
Foi conselheira e Diretora do Turismo Regional para Bauru e Região da Associação de Interesse turístico AMITUR tendo sido eleita em 2013 a 2015.

Em Botucatu, Marlene ainda realizou importantes trabalhos como por exemplo: criou Passeio Ecológico pela Cuesta de Botucatu entre as cidades de Bofete, Botucatu e Pardinho visitando o Mirante das Três Pedras (Hoje Pedra do Índio); Visita ao Bairro Demétria, Cachoeira Véu da Noiva, Pardinho no Morro do Picadão, onde estão construídos bons
restaurantes, sendo a melhor vista do Gigante. Quando iniciou este trabalho era “pura terra”. Elaborou e incentivou, visitas ao lado Oeste da Igreja de Rubião Junior, com explanação e histórias da UNESP, Cachoeira do Rio Hortelã, Cachoeira das Bromélias, a mesma da Paula Souza, na década de 80, com saídas da Ponte do Jaú, com destino a Barra
Bonita.
 
Organizou o Trem Turístico da Serra, entre as cidades de Botucatu e Conchas e visitas à Pratânia e ao Museu da Cidade de São Manuel.

Essas iniciativas se somaram ao seu marido Antônio Fernando Pereira e Marlene Bonome Pereira culminando, com a visitação em massa nos atrativos, onde estão surgindo, bons restaurantes, que, por sua vez, tem contratado funcionários e estão colaborando em muito com geração de empregos formando profissionais habilitados e, com isso, melhorando a
qualidade de vida.
 
Na parte ecológica, Marlene e seu esposo sempre fizeram questão de enfatizar, a importância do meio ambiente, mostrando aos jovens, que devem, também, preservar as espécies, que com os desmatamentos e o crescimento das cidades correm sério risco de extinção.
 
Tais iniciativas supracitadas da empresa “Botucatur” cujos sócios sociais eram Antônio Fernando Pereira e de Marlene Bonome Pereira, foram responsáveis por ser uma das pioneiras Agências de Viagens do Interior do Estado.
 
A nossa homenageada, conforme já relatado nos dados pessoais acima descritos, preenche o disposto no artigo 4º, incisos VI e VII, da Lei nº 4.282/2002.
 
Por ser esta uma justa homenagem, solicito aos nobres pares a aprovação unânime do referido projeto.
 
Plenário Ver. “Laurindo Ezidoro Jaqueta”, 9 de setembro de 2019.
Vereadora Autora ROSE IELO
 

Da Assessoria (CMB)
 

Atualização: o projeto foi aprovado pela unanimidade dos vereadores da Câmara Municipal de Botucatu (DB)

 




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius