Botucatu, segunda-feira, 29 de Abril de 2024
LINKS
11/05/2020
Prefeitura de Botucatu inicia levantamento com testagem de coronavírus na população


Começa nesta terça-feira, 12, uma investigação epidemiológica em Botucatu para identificação do percentual de moradores que apresentam anticorpo para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
 
 
 
Essa identificação, também conhecida como “imunidade de rebanho” pode mostrar, caso o percentual for baixo, que muitas pessoas ainda correm risco de se contaminarem com o coronavírus e por isso, seja necessário manter restrições quanto a circulação de pessoas em vias públicas, intensificar necessidade de utilização de máscaras, além de promover o distanciamento social. Se for alto, significa que uma grande quantidade de pessoas já possuem esta imunidade, dando a possibilidade do poder público municipal de estabelecer medidas de flexibilização.
 
 
 
“Vamos dar um novo e importante passo de vanguarda em Botucatu contra o coronavírus. Essa é mais uma ação jamais vista em Municípios do Estado e que nos coloca a frente dessa luta contra a doença”, afirma o Prefeito Mário Pardini.
 
 
 
A coleta dos 1,4 mil testes começa nesta terça, 12. Serão 29 equipes da Secretaria Municipal de Saúde, compostas cada uma por 3 profissionais, que visitarão residências previamente sorteadas aleatoriamente, sendo que apenas um morador por residência será testado. As faixas etárias e sexo dos cidadãos que serão testados também já foram sorteados em cada setor.
 
 
 
“Esse tipo de teste sorológico nos ajudará a fazer este grande levantamento em nossa Cidade. Nossa expectativa é que até o fim da semana essas 1,4 mil coletas sejam realizadas e a partir do resultado delas, tenhamos uma noção ainda mais completa da incidência do coronavírus em Botucatu”, finaliza André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.
 
 
Central Coronavírus ultrapassa os 6,5 mil atendimentos
 
 
Uma das primeiras ações no combate a Covid-19 em Botucatu, a Central Coronavírus já atendeu mais de 6,5 mil ligações da população buscando orientações sobre a doença.
 
 
Ao todo foram 6.577 ligações recebidas pela central que conta com 5 postos de atendimento telefônico.
 
 
 
Além do atendimento telefônico das 7 da manhã às 7 da noite de segunda à sexta-feira, 3 equipes compostas por médicos e enfermeiros estão à postos para realizar atendimentos domiciliares de casos selecionados constatados como suspeitos. Essas equipes atuam de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 8 às 17 horas.
 
 
 
Dos 6.577 chamados, 3.799 pessoas receberam orientações sobre a doença. Outros 1.127 chamados foram de pessoas alegando síndrome gripal e que também foram esclarecidas.
 
 
 
Os chamados mostram também que 409 pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e que 116 precisaram ser instruídas a procurar um pronto-socorro.
 
Até o fim a última sexta-feira, 08, foram colhidos exames de 632 pessoas que fizeram contato com a Secretaria de Saúde através da Central.
 
 
 
“Desses 632 testes realizados na comunidade, 529 tiveram resultado negativo para Covid-19, e 48 positivos. Outros 55 exames aguardam o resultado, que deve sair nas próximas horas. Mais uma vez parabenizo o esforço de toda a equipe de profissionais que atuam na Central e que com bastante competência têm orientado a população”, afirma o Secretário de Saúde, André Spadaro.
 
 
 
O telefone da Central Coronavírus é o (14) 3811-1519, para atendimento exclusivo de pessoas moradoras de Botucatu.
 
 
Da Assessoria (PMB)
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius