Botucatu, domingo, 28 de Abril de 2024
LINKS
07/03/2023
Rafael Cervone, presidente do CIESP critica a elevadíssima taxa de juros


Apenas os países que elevaram a participação da indústria no PIB acima de 20% conseguiram crescimento anual de 4%.
 
Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), disse ter sido importante, mas insuficiente ante as necessidades socioeconômicas nacionais, o crescimento do PIB de 2,9% em 2022, conforme divulgou nesta quinta-feira (2/03) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “E é preocupante verificar queda de 0,2% no quarto trimestre, interrompendo uma sequência de cinco períodos positivos, sinalizando tendência de retrocesso, que precisa ser rapidamente neutralizada”.
 
O dirigente salientou que uma das razões principais do recuo nos últimos três meses do ano passado, segundo opinião praticamente unânime dos economistas, é a elevadíssima taxa de juros, que começa a apresentar impacto efetivo na economia. “Há, ainda, conhecidas questões crônicas que obstaculizam o nível de atividade, como impostos altos, instabilidade do câmbio, insegurança jurídica e todo o acervo danoso do ‘Custo Brasil’, que encarece em R$ 1,5 trilhão por ano o custo operacional das empresas em nosso país em relação à média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), como demonstra estudo do Boston Consulting e entidades de classe”.        
 
Além de todos esses fatores pontuais e crônicos, Cervone apontou uma questão crucial: a indústria só avançou 1,6% em 2022. “Este é um fator inibidor da meta de crescimento econômico de pelo menos 4% ao ano, índice necessário à recuperação do mercado de trabalho e aumento do patamar médio de renda. Porém, só conseguiram isso as nações que elevaram a participação da indústria na economia acima de 20%”, alertou, lembrando: “O PIB de nosso país, que entre 1950 e 1980 apresentou aumento médio anual de 7% alicerçado na manufatura e na infraestrutura, foi perdendo fôlego à medida que o parque fabril foi sendo minado em sua competitividade pelos problemas nacionais”.
 
Para o dirigente, tal relação não é mera coincidência. “Afinal, a indústria é responsável por quase 70% dos gastos privados em P&D, responde por mais de 50% de nossas exportações, estabelece relações de trabalho majoritariamente formais e paga salários acima da média nacional. Assim, o crescimento sustentado da economia brasileira não será alcançado sem o seu fortalecimento”.
 
Por isso, é preciso promover a reindustrialização, com ações e estratégias modernas, planejamento para o curto, o médio e o longo prazo, subsidiado por inovação e que proporcione linhas especiais de crédito, incentivos à produção, regime tributário indutor de investimentos e incentivo às pequenas empresas. “A indústria precisa de uma política pública de Estado, e não de governos, para dar suporte ao crescimento sustentável da economia nacional acima das pífias médias às quais temos assistido nas últimas décadas”, concluiu Cervone.
 

R E L A C I O N A D A
 
 
Membros do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp Botucatu planejam atividades de 2023

 
Sob a coordenação do empresário Júnior Chinamel, o grupo conversou sobre o cronograma de atividades que estão sendo planejadas para este ano.
 
Na tarde desta quinta-feira, 2 de março, aconteceu, na sede da entidade, a primeira reunião do novo mandato do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do Ciesp - Regional Botucatu. Sob a coordenação do empresário Júnior Chinamel, o grupo conversou sobre o cronograma de atividades que estão sendo planejadas para este ano, entre elas um projeto que visa promover um mutirão para oferecer serviços básicos à população da cidade.
 
Ainda no encontro, que contou com a participação da diretora titular do Ciesp Botucatu, Patrícia Dias, também foi apresentado por Chinamel o escopo do primeiro evento do calendário do Núcleo para 2023, em comemoração à Semana do Jovem Empreendedor. Está programado para o dia 30/3 ,a partir das 19 horas, no Parque Tecnológico Botucatu, um ciclo de palestras em formato de Talk Show. Neste dia, empresários de sucesso em seus segmentos, contarão um pouco de sua trajetória profissional como forma de inspirar os jovens empreendedores.
 
NJE Botucatu - Fazem parte do NJE do Ciesp Botucatu os empresários: Júnior Chinamel, CEO da empresa Âmara Blanc; Michel Almeida, da Key-X Solutions, Leandro Rocha, da agência Vias Digitais Comunicação e Marketing e Renato Marcon, indicado pela WF Estruturas e Sistemas.
 
 
Sobre o NJE
 
Trabalha para identificar, reunir e desenvolver lideranças empresariais e institucionais. Promove palestras e outros eventos para estimular o empreendedorismo entre os jovens
 
Atividades e iniciativas:
 
- Reuniões mensais e palestras periódicas com especialistas;
 
- Happy business hour: encontro informal de relacionamento comercial objetivando a geração de negócios;
 
- Cursos: eventos de capacitação com ênfase em liderança e empreendedorismo;
 
- Cine debate: projeção de um filme do circuito comercial com discussão do tema voltado ao mundo corporativo auxiliado por um mediador;
 
- Visitas técnicas em empresas ou repartições públicas para conhecer os processos e suas finalidades, bem como mapear as melhores práticas para fins de benchmarking;
 
- Ações de responsabilidade social a entidades beneficentes;
 
- Participação em fóruns e conselhos municipais;
 
- Organização de eventos durante a Semana do Jovem Empreendedor, realizada em março em diversos municípios;
 
- Realização de um encontro anual reunindo jovens empreendedores de todo o Estado.
 

Da Assessoria - Leandro Rocha



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius