Botucatu, quinta-feira, 02 de Maio de 2024
LINKS
06/06/2023
Professores do Departamento de Pediatria da Unesp lançam novo livro


“Ventilação Mecânica em Pediatria” chega para suprir carência de obras com essa temática
 
A concorrida sessão de autógrafos realizada no último dia 16 de maio durante o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica (CBMIPED), em Salvador (BA), sinaliza a chegada ao mercado editorial de mais uma obra que promete se transformar em referência na literatura médica. O livro Ventilação Mecânica em Pediatria – Conceitos Fundamentais e Aplicações Clínicas foi, de longe, o mais vendido durante o evento que reuniu especialistas de todo o Brasil.
 
7c720db5-28f1-40b3-a427-0fb2fc149809.jpeg
 
Iniciativa do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e da UTI Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), tem como editores os professores José Roberto Fioretto e Haroldo Teófilo de Carvalho e como editores associados os professores Mário Ferreira Carpi, Fábio Joly Campos e Rossano Cesar Bonatto.
 
livro.jpg
 
A obra reúne 45 colaboradores que assinam 44 capítulos distribuídos em 8 seções em um total de 582 páginas. Lançada pela Editora Atheneu tem como público-alvo pediatras, pediatras intensivistas, neonatologistas, fisioterapeutas respiratórios e enfermeiros. A proposta didática é transmitir conceitos teóricos, procedimentos, prática e aplicações em crianças e adolescentes que enfrentam situações respiratórias críticas.
 
Autor do prefácio, o vice-presidente da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI), Toshio Matsumoto, afirma que o livro é fruto do trabalho competente do Departamento de Pediatria da FMB e conduz de maneira didática os tópicos principais da ventilação mecânica. “É um livro abrangente e a sua leitura será indispensável a todos que cuidam de nossos pequenos pacientes internados em unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal”, escreve.
 
Durante o lançamento no congresso foram cerca de 500 exemplares vendidos. “Dez vezes mais que o segundo livro mais vendido no evento. O que chama atenção era que tínhamos quase seiscentos médicos no congresso, então praticamente cada profissional saiu de lá com um exemplar”, ressalta o professor Haroldo de Carvalho, médico coordenador da Unidade de Urgências e Emergências Pediátricas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), que pela primeira assina uma obra como editor.
 
Veterano em publicações do gênero, o professor José Roberto Fioretto comemora a boa aceitação de seu mais novo livro junto aos colegas. “No lançamento durante o congresso em Salvador se formou uma fila enorme. A editora havia levado uma quantidade de livros que se esgotou em pouco tempo e tiveram que buscar uma nova carga que também foi toda vendida. Foi muito legal essa aceitação inicial. Agora estamos planejando fazer o lançamento aqui em Botucatu, que deve acontecer no mês de junho”, comenta.
 
Como surgiu a obra
 
A insuficiência respiratória aguda de crianças, principal linha de pesquisa do Professor Fioretto, tem na ventilação mecânica o suporte vital para seus pacientes. Além da relevância e interesse pelo assunto, outro fator contribuiu para a elaboração do livro: a carência de obras com essa temática. “Fomos estimulados a tocar o projeto de construção de um livro que abordasse amplamente o tema. Desde os aspectos anatômicos, fisiológicos. A ventilação aplicada a todas as doenças. A parte da neonatologia e os aspectos multidisciplinares, como a fisioterapia respiratória. Nós fizemos um livro de um tema pesado mas de uma leitura fácil e que conta com autores de todo o Brasil, que abordaram o tema de forma bem prática para auxiliar os profissionais que estão trabalhando nessa área. Ventilação mecânica é o procedimento mais importante dentro da UTI, o mais frequente e aquele em
 
que as pessoas têm menos conhecimento. Porque é mais difícil. Ajudamos a preencher uma lacuna porque no Brasil só existe outro livro sobre ventilação mecânica em pediatria, que é do pessoal da USP de São Paulo”, detalha Fioretto.
 
Segundo o Professor Haroldo de Carvalho, o processo entre a elaboração do sumário, a escolha dos autores que estão entre as maiores autoridades em ventilação mecânica e terapia intensiva do país, e o livro impresso foram cerca de 12 meses. “É um livro que agradará desde o médico intensivista pediátrico, o fisioterapeuta e aqueles que trabalham diretamente ou indiretamente com ventilação mecânica, como é o caso dos enfermeiros, dos nutricionistas, dos fonoaudiólogos. Temos, inclusive, um capítulo inovador que trata dos cuidados odontológicos com o paciente em ventilação mecânica, que não foi abordado por nenhum outro livro do gênero”.
 
Ele que já havia participado como colaborador em outras obras do Departamento de Pediatria fala da satisfação em poder ajudar na organização de um conteúdo da mais alta relevância para profissionais que atuam em UTIs. “É gratificante, sobretudo por podermos levar um pouco do que é a nossa vivência, as nossas pesquisas no dia a dia. Aquilo que fazemos todos os dias dentro da unidade pediátrica de emergência. Além disso, é uma honra participar de uma obra capitaneada pelo professor Fioretto, o maior expoente na terapia intensiva no país”.
 
5a2b8688-3960-4a51-8c5d-69b8925b37f1.jpeg
 
Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do HCFMB e Professor Assistente do Departamento de Pediatria da FMB, o Dr. Fábio Joly Campos é um dos editores associados da obra. Ele fala com orgulho de sua participação em um trabalho cujo conteúdo servirá de referência para profissionais de todo o Brasil. “O Fioretto e o Haroldo estiveram a frente de tudo e a gente foi ajudando no que foi possível. É muito legal ver o time que foi reunido para escrever esse livro. São as principais referências no país. O ponto mais importante é saber que esse conteúdo será usado no dia a dia, nas UTIs de norte a sul do país. Poder participar disso é muito gratificante”.
 
Para Fioretto, mais do que a quantidade de livros que serão vendidos, a grande satisfação é difundir o nome da FMB e da UTI Pediátrica e levar informação relevante e conhecimento a quem se interessa pela ventilação mecânica em pediatria. “A logomarca da FMB está na capa de todas as nossas obras. E fazemos questão disso para vincular a produção dos livros a nossa instituição. Eu tenho uma vida aqui. São trinta e cinco anos de UTI nessa escola. A faculdade é o carro-chefe dessa história. Ela que nos propicia essas oportunidades. Quando me aposentar, brevemente, vou deixar como legado a formação de uma equipe de profissionais altamente qualificada. Ela que nos possibilita escrever todos esses livros que já editamos. Nesse novo trabalho todos foram meus alunos. É uma honra agora tê-los ao nosso lado”.
 
A Editora Atheneu já aprovou o lançamento de um novo livro a ser elaborado pela equipe do Departamento de Pediatria da FMB, que abordará a ultrassonografia na emergência em crianças. “Fomos convidados a elaborar um sumário de um livro a respeito disso. Já foi aprovado e vamos começar a escrever. Nossa ideia era conseguir aprontá-lo para ser lançado no Congresso Brasileiro de UTI Adulto e Pediátrica, em novembro. Não sei se será possível. Mas que o livro vai sair, isso vai”, assegura Fiorett
 

Da Assessoria - Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI/FMB



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius