Botucatu, sábado, 20 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
29/02/2016
Unesp recebe os calouros de 2016 em recepção unificada, no câmpus de Rubião Júnior


Da assessoria FMVZ/ UNESP
 
As quatro unidades da Unesp em Botucatu receberam de maneira unificada os calouros de seus cursos de graduação, na manhã de 29 de fevereiro, no Anfiteatro Casa da Arte, em Rubião Jr.
 
A solenidade de recepção contou com a participação dos professores José Paes de Almeida Nogueira Pinto, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; João Carlos Cury Saad, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas; Maria Dalva Cesário, diretora do Instituto de Biociências; Pasqual Barretti, diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Grupo Administrativo do Câmpus; Maria Cristina Pereira Lima, vice-diretora da Faculdade de Medicina; Antonio Luis Caldas Junior, vice-prefeito de Botucatu e Luis Antonio Justulin Junior, presidente da Comissão de Recepção, além do aluno Matheus Gutierrez, um dos representantes discentes da Comissão.
 
O professor Justulin parabenizou os ingressantes pela conquista da tão sonhada vaga na universidade e ressaltou a importância da recepção. “Como todo início de atividade esse período vem carregado de incertezas, dúvidas, questionamentos e ansiedade sobre o que vai acontecer. A principal finalidade dessa programação é a integração de vocês. Queremos que todos se sintam acolhidos pela universidade”.
 
O diretor da FMVZ, professor Paes, conclamou os estudantes a manterem uma postura comprometida com a cidadania. “A partir desse momento vocês fazem parte de uma das três universidades públicas estaduais e passam a ter um compromisso com o povo paulista e brasileiro. Gostaria que participassem ativamente dos seus diretórios e centros acadêmicos. Isso é fundamental para a construção da cidadania. Além do aprendizado técnico, vocês devem ajudar a construir um país justo, igualitário e sem discriminações. Na medida em que a universidade se omite sobre questões importantes do país, ela dá margem para que posições extremamente conservadoras venham a tona. Botucatu é um câmpus que tem uma tradição de participação e construção. Espero que vocês saiam daqui como cidadãos que também lutam por esse país”.
 
O professor Saad, diretor da FCA, deixou sua mensagem aos ingressantes. “Que vocês aprendam não apenas uma profissão, mas também a cidadania pautada pela ética. E isso em todas as dimensões do comportamento humano. Se pautarmos nossa conduta pela ética, daremos um exemplo ao país que está sofrendo tanto. Comecemos por aqui. Exercitando o respeito pelos colegas e por todos aqueles com quem convivemos. Sejam muito bem vindos, espero que tenham sucesso e sejam felizes aqui”.
 
Na sequencia, aconteceu a palestra com a psicóloga Priscila Tamarozzi Julião de Souza que falou sobre a nova fase da vida que os calouros começam a experimentar e as implicações e medos que surgem com as mudanças. ”É o momento de deixar algumas coisas para trás para ter novas emoções. Vocês terão novos eventos sociais, novas sensações para vivenciar. Talvez vocês nunca voltem a morar nas suas cidades de origem novamente. Aqui, vocês morarão em repúblicas e vão dividir intimidade e responsabilidade com pessoas que vocês ainda não conhecem. Esse é o rito de passagem pela qual todos passarão. É necessário ter coragem e força para encarar os desafios de maneira digna”.
 
Os ingressantes também assistiram a um vídeo com uma mensagem de boas vindas do professor Julio Cezar Durigan, reitor da Unesp. Ele destacou a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade e as conquistas nacionais e internacionais ao longo de seus 40 anos de existência. O dirigente também convidou os estudantes a viverem intensamente a vida universitária para o seu pleno desenvolvimento como profissionais e cidadãos. “A Unesp presta um grande serviço ao Estado e à nação. Vocês ingressantes significam o novo, o oxigênio que a universidade precisa a cada ano, o futuro do nosso país. O Brasil necessita de profissionais formados com boa qualidade para exercerem suas funções com competência e responsabilidade. Sua formação intelectual é fundamental para o desenvolvimento do país”.
 
A programação da manhã foi encerrada com apresentações dos serviços da Biblioteca do Câmpus e dos membros da Comissão de Recepção. Após um almoço, oferecido a pais e alunos ingressantes pela Comissão de Recepção, o período da tarde foi todo dedicado a oficinas para integração entre alunos de todos os cursos, com temas como yoga, dança, compostagem, arco e flecha, permacultura, entre outras.
 
As atividades de recepção dos calouros da Unesp ainda acontecem nos dias 01 e 02 de março.
 
Fotos:
1 - Mesa.
2 - Prof. Paes.
3 - Prof. Saad.
4 - Público.
5 - Público.



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius