Botucatu, quarta-feira, 24 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
17/03/2016
Dia de São Patrício será comemorado em Botucatu com festa de rua


Neste sábado (19), botucatuenses poderão comemorar o Dia de São Patrício, ou St. Patrick’s Day, uma festa celebrada nas ruas de países de língua inglesa, onde é tradição utilizar roupas verdes, música e comidas típicas, além do especial chopp verde. O evento acontece a partir das 15h, no cruzamento das ruas Quintino Bocaiúva e General Telles, com entrada gratuita. Os irlandeses celebram St. Patrick em 17 de março, quinta-feira, mas em Botucatu a festa foi transferida para sábado.
 
“Na Irlanda é uma festa muito tradicional feita na rua, com desfiles e bandas, como um carnaval, mas com foco no santo e na cerveja verde. Como no Brasil o dia de St. Patrick (17) não é uma oficial [feriado], transferimos para o sábado mais próximo”, explica Marcelo Henrique Breda, organizador do evento e mestre cervejeiro da Cuesta Microcervejaria, que promove o evento junto ao Airplane Pub, e garante que cerveja verde não vai faltar à festa.
 
“Teremos venda de bebidas, como o tradicional chopp verde e comidas típicas dos pub [bares típicos da Irlanda e Grã-Bretanha]. Mas é uma festa popular, na rua, as pessoas podem entrar, passear, além de ouvir as bandas que vão tocar”, comenta Breda.
 
Além de músicas tradicionais irlandesas, estão programados shows das bandas Cool Grass Blue Gang - com uma mistura de Blue Grass, country norte-americano, folk e swing nacional – e 3 no Som, um trio de música popular brasileira, com sambas e choros em seu repertório.
 
“Teremos fish and chips, que é um filé de peixe empanado com batatas fritas, típico da Inglaterra e na Irlanda pós-colonização, cheese flaps, que são nacos de provolone embalados em massa de pastel, e o Wurst, um sanduíche alemão”, explica João Paixão, cozinheiro responsável pela celebração de St. Patrick em Botucatu.
 
St. Patrick, carinhosamente apelidado de St. Paddys em alguns lugares, no catolicismo é o santo padroeiro da Irlanda, ele fora escravizado por piratas irlandeses e após conseguir fugir iniciou sua vida religiosa na França. Anos mais tarde, Patrick retorna à Irlanda para evangelizar e fica conhecido pelo uso do trevo de três folhas, que simbolizava a trindade cristã. Em 1798, a celebração foi utilizada politicamente pelos Irlandeses Unidos, uma sociedade secreta que lutava por mais independência em relação à Inglaterra.
 
Airplane Pub
 
A celebração também servirá como uma pré-inauguração do Airplane Pub – Rua General Telles, 1364. O local será mais um ponto de venda de vários tipos de cervejas da botucatuense Cuesta Microcervejaria e, com um ambiente inspirado nos pubs ingleses e irlandeses, oferecerá um cardápio especial de pratos e petiscos tradicionais, porém adaptados ao paladar brasileiro.
 
Segundo Marcelo Breda, a expectativa é de que o Airplane Pub abra suas portas a partir do próximo dia 2 de abril. 
 
Assessoria Sérgio Viana - Fotos dibulgação



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius