Botucatu, sexta-feira, 26 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
08/11/2016
Semana do bebê aborda influência das mídias eletrônicas na vida das crianças


Na noite da última segunda-feira (7) foi realizada a cerimônia de abertura da sexta edição da Semana do Bebê em Botucatu. O evento aconteceu no salão nobre do Colégio Santa Marcelina. Participaram do encontro a secretária de Assistência Social, Amélia Maria Sibar representando o prefeito João Cury; a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu, Rachel Ferronato Cury; a secretária de Educação, Edileine Henrique e a pediatra Dra. Maria Auxiliadora Gabarra. A noite contou com a apresentação da Orquestra Jovem do projeto “Musicalizando”, do Joanna de Angelis.

Este ano a Semana do Bebê trouxe a tona o tema “Um mundo mais real e menos digital” que foi abordado em três esquetes teatrais. Como nas edições anteriores, o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a primeira infância, proporcionar informações sobre o desenvolvimento infantil e conscientizar a sociedade para essa fase de formação da criança.

“As crianças de hoje não são as mesmas de cinquenta anos atrás. Quando falamos em mídia pensamos em um mundo eletrônico de forma geral. A maioria das novas mídias são digitais como tablets e celulares. Porém, qualquer equipamento usado no processo de comunicação eletrônico como a televisão, rádio, computador pessoal, vídeo game, entre outros, também é considerado mídia eletrônica. Vivemos rodeados por toda essa mídia que muitas vezes até acaba nos sufocando e com as crianças não é diferente. Essa é a realidade que nós como adultos vivemos. Além da televisão muitos pais utilizam celulares e tablets com as crianças na hora de dormir, comer e até para acalmá-las em algum momento e esta exposição já começa no primeiro ano de vida do bebê. Atualmente, as crianças estão repletas de informações, mas famintas de sabedoria. Para isso precisamos refletir sobre este tema”, explica a Dra. Maria Auxiliadora.

A primeira dama e presidente do Fundo Social, Rachel Ferronato Cury, enfatiza que novamente a Semana do Bebê traz para as mães, educadores e à sociedade em geral, tudo o que tem de mais atual relacionado à primeira infância. “Nas outras edições da Semana do Bebê já abordamos os temas relacionados a segurança da criança, nutrição, o brincar, a leitura e o ritmo. E este ano optamos por falar sobre a influência da mídia eletrônica na vida das crianças com menos

de três anos de idade. O desenvolvimento infantil de zero a três anos é que irá formar o cidadão para a vida e, no futuro, uma nova sociedade mais consciente e humana. Por isso, o Fundo Social da tanta importância para a primeira infância”, salienta.

Tradicional passeio dos bebês - No último sábado (5) foi realizado o passeio dos Bebês na Avenida Dom Lúcio, com saída da sede do Fundo Social. O evento contou com mais de 800 participantes, entre crianças e familiares. O passeio seguiu até a Praça Rubião Júnior, onde foi realizada a ação “Vamos Brincar na Praça”, com atividades para os bebês e seus acompanhantes como oficinas, brinquedos e brincadeiras, apresentações artísticas, entre outras atrações.

Mesa redonda - Ainda nesta terça-feira, a partir das 19 horas, na Sala de Teleconferência da Secretaria de Educação, será realizada uma palestra e um debate aberto ao público sobre o tema da Semana do Bebê com a participação de profissionais renomados e a pediatra Dra. Maria Auxiliadora Gabarra, como mediadora. A primeira criança nascida de parto natural, a partir da zero hora do dia 7 de novembro, será acompanhada por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura (educação, saúde e assistência social) pelo período de dois anos.

 

 

Assessoria PMB




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius