Botucatu, sexta-feira, 26 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
17/11/2016
Médico da FMB é eleito um dos melhores alunos em capacitação ministrada pela Universidade de Harvard


Princípios e Prática de Pesquisa Clínica
 
O médico otorrinolaringologista Gustavo Leão Castilho, do Departamento de Oftalmologia/Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), ganhou o prêmio de melhor desempenho no curso de pesquisa clínica da Universidade de Harvard, PPCR, concluído em outubro, e teve seu projeto escolhido para publicação.
 
A capacitação denominada Principles and Practice of Clinical Research (PPCR) - Princípios e Prática de Pesquisa Clínica - abrange os principais fundamentos da pesquisa clínica, desde como formular a pergunta científica; calcular, selecionar e homogeneizar a população alvo do estudo; programar e escolher a análise estatística adequada; anular o viés de seleção e desempenho através de técnicas de duplo-cego; técnicas de recrutamento, aderência e controle da perda de seguimento; até desenhos adaptativos, não inferiores e estudos observacionais. 
 
“O curso foi criado há nove anos pelo pesquisador Felipe Fregni, chefe do Departamento de Neuromodulação de Harvard. O principal objetivo é disseminar a excelência, com foco na pesquisa clínica, preparando pessoas e promovendo networks, através da cooperação internacional”, explica Dr. Gustavo.
 
PPCR 
 
O curso é composto por atividades individuais e em grupo. São, no mínimo, oito horas de dedicações semanais, distribuídas em leitura de artigos para discussões em fórum e um tema clínico a ser resolvido com estratégias de pesquisa. Tudo termina com o encontro entre todos os locais do curso, no mundo todo, inclusive o Japão (madrugada), por videoconferência na quinta-feira à tarde. São três horas divididas entre discussão sobre os tópicos da semana com o professor Felipe Fregni, sendo obrigatória a participação ativa de todos os alunos, e uma aula ministrada por um professor de Harvard especializado no assunto.
 
Os nove meses são distribuídos em cinco módulos, cada módulo termina com uma prova, esta realizada pela internet, ao mesmo tempo no mundo todo, 30 minutos para 24 questões de múltipla escolha. Além disso, os alunos são divididos em 12 grupos para produção de um projeto de pesquisa clínica a ser finalizado, escrito e apresentado no encontro final. “O ano inteiro conversei com o grupo via internet. Discutíamos o nosso projeto de pesquisa e as tarefas da semana”, complementa Dr. Gustavo.
 
O encontro final ocorre na Bahia, onde, por cinco dias, todos os alunos e os principais professores do curso trabalham em conjunto no término e produção dos 12 projetos de pesquisa. “Você fica 10 horas discutindo e escrevendo o projeto com a ajuda deles (docentes) ”. “O curso termina com a apresentação dos projetos e premiações, os dois melhores são escolhidos para publicação e os melhores alunos são premiados”, finaliza Dr. Gustavo.
 
A nota para aprovação é sete, que decorre da qualidade das discussões postadas nos fóruns, da capacidade de solucionar os casos, da participação nas aulas, do desempenho nas provas e da atuação no projeto em grupo. Foram nestes quesitos que o médico da FMB se destacou.
 
A participação no curso não exige processo seletivo. É necessário o estudante/profissional demonstrar interesse e estabelecer contato com a Universidade de Harvard por meio do link www.ppcr.org.
 
O projeto
 
Em parceria com profissionais da Bélgica, Alemanha, Costa Rica, República Dominicana, Estados Unidos, Índia e Peru, Dr. Gustavo explica que o projeto é um desenho original de estudo clínico fase II para testar a eficácia e segurança do Resveratrol (medicamento que possui uma substância encontrada na uva) como tratamento suplementar para paciente com insuficiência cardíaca e baixa fração de ejeção.
 
Esse projeto de pesquisa não foi aplicado na prática, “é um desenho”, conforme explica Dr. Gustavo. A revista (PPCR) em que o trabalho será publicado não é um periódico de pesquisas realizadas e sim de projetos.
 
Seguimento
 
Diante de um convite para continuar o curso como professor assistente, responsável pelo auxilio, revisão e correção das atividades realizadas pelos estudantes, o Dr Gustavo deve integrar a equipe do PPCR em 2017. 
 
Além disso, há interesse futuro, junto ao professor Felipe Fregni, de abrir um “site center”, célula do curso, para integrar Botucatu aos outros centros nacionais como São Paulo, Campinas, Brasília, Salvador, e internacionais, como Alemanha, Coreia, Japão, Qatar, Peru, Costa Rica e República Dominicana.
 
Também deixa claro o seu principal objetivo: melhorar a pratica médica, a discussão com alunos e otimizar o uso dos dados clínicos assistenciais em desenhos de pesquisa com maior poder e validade.
 
 
 
 
Assessoria FMB/ UNESP - Vinícius dos Santos



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius