Botucatu, sexta-feira, 26 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
05/12/2016
FMVZ /Unesp forma 49ª turma de Medicina Veterinária e 36ª turma de Zootecnia


Um grande público compareceu ao Ginásio Poliesportivo da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, no dia 02 de dezembro, para a solenidade de formatura da quadragésima nona turma de Medicina Veterinária e trigésima sexta turma de Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu.
 
A solenidade, presidida pelo diretor da unidade, professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, contou também com a presença das seguintes autoridades: professora Maria Denise Lopes, vice-diretora da FMVZ; Rodrigo Iais da Silva, coordenador da Vigilância Ambiental da Prefeitura Municipal, representando o prefeito João Cury Neto; professor Luiz Henrique de Araújo Machado, paraninfo da turma de Medicina Veterinária; professor Marcos Lívio Panhoza Tsé, paraninfo da turma de Zootecnia; professor José Paes de Oliveira Filho, patrono dos concluintes de Medicina Veterinária; doutora Simone Fernandes, patronesse dos concluintes de Zootecnia; professor Adriano Dias, representando o professor Pasqual Barretti, diretor da Faculdade de Medicina; professor Wilson de Mello Júnior, vice-diretor do Instituto de Biociências; professor João Carlos Cury Saad, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas; professor emérito Flavio Massone, representando o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo.
 
O diretor da FMVZ, professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, iniciou seu discurso parabenizando os formandos. “Orgulhem-se, respeitem e dignifiquem a Faculdade que os formou. A excelência de nossa instituição foi cunhada ao longo de seus 53 anos de existência, com base em muita luta e esforço de todos os professores, servidores e alunos que por aqui passaram, construindo um legado de competência e pioneirismo, legado esse reconhecido nacional e internacionalmente. A partir de agora vocês também fazem parte de nossa história. Parabéns”.
 
Após saudar pais e familiares dos formandos, docentes, servidores e residentes da FMVZ e agradecer as demais unidades da Unesp em Botucatu, o professor Paes exortou os concluintes a agirem com ética na vida pessoal e profissional. “Tenho uma enorme esperança e desejo de que esta palavra não seja apenas uma abstração ou algo de que vocês possam eventualmente fazer uso, de acordo com suas conveniências. Como médicos veterinários e zootecnistas, os juramentos que daqui a alguns momentos vocês proferirão, contemplam as questões éticas que devem nortear as suas atuações. Reflitam sobre elas, não as esqueçam e as pratiquem no seu dia a dia”.
 
Em sua fala, o dirigente também fez questão de alertar para algumas das graves questões políticas que assombram o país nos últimos tempos, com efeitos diretos sobre a educação. Com relação à crise nas universidades públicas paulistas, ele afirmou: “Se medidas não forem tomadas para enfrentarmos a atual crise, teremos como legado o desmonte de um dos mais importantes patrimônios públicos paulistas, nossas Universidades. É fundamental que encontremos soluções, sob pena de no futuro pagarmos um preço altíssimo, com consequências desastrosas para o ensino e a pesquisa nacionais”.
 
O diretor lembrou que tais problemas tendem a se agravar no caso da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº55. “Os investimentos em saúde e educação estarão congelados pelos próximos 20 anos, sendo corrigidos apenas pela inflação do ano anterior. Não podemos concordar com essa proposta. Ela será responsável por décadas de atraso e submissão a interesses que não são os nossos”. E concluiu: “Senhoras, senhores, queridos formandos, não quero que as minhas palavras sejam tomadas como desesperança. Ao contrário, tenho plena convicção que este período tenebroso que ora vivenciamos terá um efeito depurativo, e dele surgirá definitivamente o Brasil que sonhamos, desejamos e faremos acontecer”.
 
O discurso dos formandos em Medicina Veterinária foi proferido conjuntamente por Nicholas Wege Dias e Pedro de Teive e Argollo. “Agradecemos a oportunidade de ter cursado a melhor escola do Brasil, com professores, residentes, pós-graduandos e funcionários, dedicados à nossa formação”, disse Argollo. Projetando o futuro da turma, Dias complementou. “Que não comecemos o mês esperando que ele chegue ao fim, pois, ao fazer isso estamos apenas torcendo para que a vida passe logo. Que aproveitemos as oportunidades e batalhemos muito por elas. Que tenhamos planos para a vida”.
 
O formando Armando Carlos Contin Neto, orador da turma de Zootecnia, celebrou a graduação, agradecendo pais e docentes. “Hoje nos formamos e nossa vontade é de voar, mais longe e mais alto. Realizamos o sonho de nos graduar, cheios de alegria, fome de mundo e medo. Queremos nos sentir úteis e praticar o que aprendemos. Não será fácil, sabemos disso. Hoje provamos para nossa família e nossos professores que valeu a pena ter investido em nós, terem se dedicado e persistido. É impossível dizer o quanto fomos marcados por vocês. Nós conseguimos. Somos zootecnistas”.
 
O discurso do paraninfo do curso de Medicina Veterinária, professor Luiz Henrique de Araújo Machado, teve início com um agradecimento para seus afilhados. “Nada como o reconhecimento daqueles que realmente importam numa faculdade: os alunos. Ser escolhido, dentre tantos colegas, para ser o padrinho da turma é o melhor prêmio auferido a um docente”. Num momento de bastante emoção, o professor Henrique quebrou o protocolo da cerimônia e ofereceu uma música a seus alunos. Acompanhado pelas palmas do público, ele entoou a canção “Vide Vida Marvada”, de Rolando Boldrin. “Vão em frente, mas, de vez em quando, voltem. E quando isso acontecer, minha sala e meu peito estarão sempre abertos”.
 
Escolhido paraninfo pelos concluintes de Zootecnia, o professor Marcos Lívio Panhoza Tsé, iniciou sua fala agradecendo o convite. “Essa é uma das maiores homenagens que um educador pode receber”. O professor aconselhou seus afilhados. “Sejam generosos, sejam gentis com vocês mesmos e com os outros. Sejam doces. Num mundo acelerado e pragmático como o de hoje, a gentileza não é virtude. É uma vantagem. Prometam ser os melhores zootecnistas que puderem e continuem guardando as preciosas lembranças dos anos de faculdade. Sigam em frente, sempre com a vontade de chegar. Meus caros alunos, o mundo é de vocês. Sejam felizes”.
 
Na sequencia aconteceram os juramentos das turmas e a outorga do grau, com o recebimento do diploma, seguida da entrega das premiações aos formandos e as homenagens das turmas, seguida do encerramento oficial da solenidade, feito pelo professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto.
 
Prêmios
- Melhor aproveitamento durante o curso - outorgado por Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo e Rotary Club de Botucatu:
Medicina Veterinária – Pedro Negri Bernardino
Zootecnia – Amanda Dias Assoni
- Maior média final nos estágios supervisionados obrigatórios – premiados pela Fundação Kunito Miyasaka:
Medicina Veterinária – Andressa Canuto Rossi
Zootecnia – Amanda Dias Assoni e Matheus Giovanetti Trento
- Iniciação Científica – outorgado pela Comissão Permanente de Pesquisa da FMVZ
Medicina Veterinária – Pedro Negri Bernardino
Zootecnia – Armando Carlos Contin Neto
- Melhor desempenho na área de Clínica de Grande s e Pequenos Animais – outorgado pelo Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ
Clínica de Grandes – Pedro Negri Bernardino
Clínica de Pequenos – Letícia de Andrade Ramos
- Prêmio Walter Maurício Correa – melhor desempenho no conjunto de disciplinas do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública
Premiado – André Augusto Justo
- Prêmio Gilberto Pedroso da Rocha – melhor desempenho no conjunto de disciplinas do Departamento de Produção Animal
Premiada – Amanda Dias Assoni
 
Homenagens
- Medicina Veterinária – professor Luiz Henrique de Araújo Machado (Paraninfo), professor José Paes de Oliveira Filho (Patrono), professor Bruno César Schimming, servidor Marco Antonio Simão da Silva, servidora Marta Regina Colombara Simão da Silva, ex-residente Maíra Bonamim Martins, residente Vinícius Gonzalez Perez Albernarz, pós-doutoranda Camila Louise Ackermann e os pais.
 
Zootecnia – professores Ricardo de Oliveira Orsi, Cyntia Ludovico Martins, José Luiz Moraes Vasconcelos, Ibiara Correia de Lima Almeida Paz, Paulo Roberto de Lima Meirelles, José Roberto Sartori, Margarida Maria Barros, Luiz Edvaldo Pezzato, Josineudson Augusto II de Vasconcelos Silva e os pais.
 
 
Assessoria FMVZ/ UNESP
 
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius