Botucatu, sábado, 27 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
27/03/2017
III Curso de Introdução à Prevenção e controle de infecções nos serviços de saúde...


Curso objetiva capacitar profissionais da saúde no combate a infecções hospitalares.
 
Promover capacitação teórico-prática de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos e outros profissionais da saúde é o principal objetivo do III Curso de Introdução à Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS). A iniciativa é da Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (APECIH) e será realizada entre os dias 6 e 8 de abril na Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).
 
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) – também conhecidas como Infecções Hospitalares – têm sido tratadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com prioridade em relação a saúde pública de muitos países. De acordo com o médico infectologista e professor da FMB, Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, as IRAS “matam mais do que AIDS, tuberculose, meningite e gripe juntas”.
 
Nos dias 6 e 7 de abril, o curso será ministrado no Salão Nobre da FMB e no dia 8 de abril a capacitação ocorre no Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem. A carga horária é de 20 horas e será fornecido material didático, CD com as aulas e certificado.
 
“Nesse curso serão abordadas as características e fatores associados aos principais tipos de infecção hospitalar e as medidas indicadas para sua prevenção”, complementa o professor Fortaleza.
 
Para realizar a inscrição, é necessário entrar no site www.apecih.org.br, preencher o cadastro e escolher entre duas opções de pagamento: 
- Pagamento com boleto (Não é necessário enviar comprovante de pagamento);
- Depósito bancário em nome da APECIH – CNPJ: 58108762/0001-96. O depósito deve ser realizado no Banco Itaú, Agência 2117, C/C: 06468-9. É necessário enviar o comprovante de depósito e a ficha de inscrição pelo e-mail: apecih@uol.com.br.
 
Estudo
 
Recentemente, a FMB e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) coordenaram um estudo multicêntrico de abrangência nacional que identificou prevalência de 10,8% das IRAS em hospitais brasileiros. Esse número representa um retrato instantâneo da situação desses agravos no país. Significa que, em média, em um hospital com 300 pacientes internados, existem 33 com algum tipo de infecção hospitalar.
 
“Esse estudo, cujos resultados foram aceitos para publicação no periódico Journal of Hospital Infection, demonstra que o combate a essas infecções deve estar na agenda das autoridades de saúde pública e gestores hospitalares”, finaliza professor Fortaleza.
 
Assessoria FMB/UNESP - Vinícius dos Santos



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius