Botucatu, sexta-feira, 19 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
08/05/2017
A CATRACA LIVRE DE ESTOCOLMO.
Por Valdemar Pinho


Recebi uma postagem relatando que um brasileiro na Suécia notou que no Metrô de Estocolmo havia uma catraca gratuita em meio às várias pagas. Perguntada, a funcionária disse que era para ser usada por quem não tivesse dinheiro para pagar pela passagem, ao que o brasileiro perguntou “E se alguém que tem dinheiro usar essa catraca?” Ao que ela respondeu “Mas, por que ele faria isso?” Na Suíça, em Zurique, vi uma banca de jornais e revistas sem ninguém tomando conta. As pessoas pegam o jornal, colocam o dinheiro na caixinha e fazem o troco honestamente. E ninguém rouba o dinheiro. Como esses países chegaram a isso? O texto da catraca e os comentários concluiram que esse fato se deve a uma “honestidade natural” dos suecos. E que jamais chegaremos a isso no Brasil, “pois todo o povo e os políticos são corruptos”.

 

A cultura de qualquer país não tem nada de natural, sempre é socialmente construída ao longo da história. Também o foi na Suécia. Entre os séculos 8 e 11 os vikings, povo da Escandinávia saqueavam quase toda a Europa. Mas, internamente as decisões eram tomadas por consenso em assembléias, as “tings” onde TODOS os cidadãos eram iguais. Desde então a sociedade evoluiu, mas manteve a noção de IGUALDADE como fundamento da organização social e da democracia. Lá ninguém é reverenciado como “senhor”, “doutor” ou “excelência”. Todos são “você”. Os iguais fiscalizam “naturalmente” as instituições e a conduta de todos, inclusive dos políticos e juízes. Em 1766 a Suécia criou a primeira lei de transparência total das instituições públicas. Foi o processo político e social que “naturalizou” o conceito de igualdade e democracia. Como resultado dessa consciência igualitária o Partido Operário Social-Democrata da Suécia, um partido socialista democrático, governou a Suécia por 66 dos 83 anos entre 1932 e 2017, 43 deles seguidos (1932 a 1975), implantando políticas sociais que até hoje garantem vida digna pra TODOS.

 

Um resultado disso são os salários dos suecos. Os salários menores se aproximaram dos mais altos. A profissão “empregada doméstica” não existe. As 30 principais profissões civis da Suécia englobam a imensa maioria da população. Fazendo conversões para reais, o MENOR SALÁRIO da lista é o de Ajudante de Restaurante que corresponde a 7,5 mil, 8 VEZES O NOSSO SALÁRIO MÍNIMO. O salário médio mais alto é o dos médicos, correspondendo a 21,1 mil. Notem que o maior é só 2,8 vezes o menor. Um Deputado Federal ganha em torno de 9,8 mil, sem nenhuma outra mordomia. Vereador recebe 750 reais mensais de gratificação e 480 reais por sessão a que comparecer. Um juiz federal ganha 16,5 mil e um da Suprema Corte 33 mil (são 17). Sem nenhum dos “benefícios” existentes no Brasil. Na Suécia os impostos são altos, 44,3% do PIB (no Brasil, 35,8%), mas lá não são sobre o consumo. A maioria são impostos diretos sobre patrimônio e IR progressivo. Descontados os impostos o juiz da Suprema Corte ganha o equivalente a R$ 18,2 mil por mês.

 

Como já disse acima, a cultura é socialmente construída ao longo da história. Na Suécia o valor fundamental dessa construção foi, e ainda é, a igualdade. Já no Brasil, a história mostra que o “valor” fundamental é o individualismo. Esse valor não é natural do cidadão. Foi imposto por uma elite voltada apenas para a obtenção e manutenção de privilégios. Os donos de escravos julgavam que tinham méritos pra manter a maioria da população como escrava. As instituições sempre foram propriedade privada de castas privilegiadas. O uso do dinheiro público, sempre em benefício dos privilegiados, “ensinou” a todos que só a ascensão individual abre as portas para o paraíso dos privilégios, negando direitos à maioria. Da compreensão da catraca livre de Estocolmo podemos aprender como transformar a cultura individualista, num processo social e histórico. Mas, dependendo da leitura, também serve pros privilegiados, e os que almejam chegar lá, justificarem a manutenção cultural da Casa Grande e da Senzala.

 

Pinho é médico, ex-vice-prefeito de Botucatu




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius