Botucatu, sexta-feira, 26 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
16/05/2017
Semana Internacional da Tireoide. Tema: Tenho um nódulo na tireoide. E agora?


Entre os dias 19 e 25 de maio acontece a semana internacional da tireoide. Para marcar o período, será realizada uma campanha de abrangência nacional cujo tema é “Tenho um nódulo na tireoide. E agora?” O objetivo é conscientizar a população sobre o problema, que, segundo a professora Célia Regina Nogueira, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e presidente do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), tem crescido nos últimos anos.
 
Neste ano, a docente coordena a campanha nacional – que prevê a distribuição de panfletos e banners informativos em todo território nacional, além da palpação da tireoide por especialistas em algumas regiões do país. “Os estudos populacionais mostram que em áreas suficientes de iodo aproximadamente 4 a 7% das mulheres e 1% dos homens adultos apresentam nódulos palpáveis. Entretanto, estudos com ultrassom revelam uma prevalência maior, chegando a 68%”, explica professora Célia, ao justificar o tema da semana deste ano.
 
Estão programados ainda vídeos e textos de endocrinologistas esclarecendo as principais dúvidas sobre nódulos na tireoide. “Nódulos palpáveis costumam ter mais de um centímetro e o médico avaliará o funcionamento da tireoide solicitando um exame de sangue chamado TSH e o exame de ultrassonografia da glândula. As características ultrassonográficas do nódulo direcionará para seu caráter maligno ou benigno”, destaca a professora.
 
“Alguns locais já estão se prontificando a realizar a palpação da tireoide e a ultrassonografia, se necessário. Neste caso o paciente já será encaminhado para o serviço público do local para ser avaliado pelo médico ou pelo endocrinologista, dependendo do que aquele serviço oferece. Se naquele serviço público tiver o endocrinologista será esse profissional”, finaliza professora Célia.
 
Em Botucatu, algumas ações estão programadas. A disciplina de endocrinologia da FMB ministrará uma aula para o público no Anfiteatro Antônio Carlos Cicogna, da Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex), no dia 19, às 11 horas. Distribuirá os fôlderes explicativos em todos os ambulatórios na semana de 19 a 25 de maio e estará no dia 21 no Shopping Botucatu esclarecendo dúvidas sobre a doença e entregando folhetos.
 
 
Da Assessoria



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius