Botucatu, sexta-feira, 19 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
18/05/2017
Municipal recebe peça infantil, nesta sexta (19)


No sábado, espetáculo de dança de projeto social

O Teatro Municipal - “Camilo Fernandez Dinucci”, dentro da sua programação do mês de maio, apresenta mais um espetáculo. Desta vez é a peça infantil “Tulipiques – O Estetáculo”, produzida pela Cia. Repentistas do Corpo, agendada para esta sexta-feira (19), a partir das 20 horas. A entrada é gratuita e liberada 30 minutos antes do espetáculo.
 
Sobre o espetáculo

O espetáculo é uma mistura entre dança, teatro, percussão corporal em movimento e humor; onde a pesquisa e a prática do cruzamento destas linguagens é a marca registrada da Cia. Repentistas do Corpo.  
 
O ponto de partida para esta nova criação foi o livro, “TUPILIQUES” – Heranças Indígenas no Português do Brasil, do escritor César Obeid, que traz palavras indígenas, de origem Tupi, incorporadas ao português falado no Brasil, rimadas em forma de “limeriques” em um cruzamento divertido e poético.  
 
Os limeriques são uma forma de poesia inglesa onde os poemas são escritos em estrofes de cinco versos e apresentam situações engraçadas ou absurdas. Os poemas contidos no livro falam do Brasil e sua natureza; bichos, frutas, personagens do folclore, comidas e lugares, revelando as palavras do Tupi com que foram batizados e seus significados.  
 
A Cia. Repentistas do Corpo recriou este universo “tupilicoso” de palavras e realiza um espetáculo lúdico, ritmado, poético, dançante e capaz de “tupilicar” a imaginação de jovens e adultos. Ao abordar a contribuição indígena na formação de nossa língua, o espetáculo mostra um pedaço do Brasil que vivemos, falamos e comemos diariamente, sem nos dar conta, e convida o público a pensar e valorizar a cultura dos nossos povos tradicionais.
 
“Tulipiques” – O Estetáculo
Dia 19 de maio (Sexta-feira) 
20 horas
Duração : 50min
Classificação: Livre
Ingressos: entrada franca
Classificação etária: livre 
Concepção e direção geral: Sérgio Rocha 
Criadores intérpretes: Cláudia Christ, Marcela Miyashita, Sérgio Rocha e Vitor Bassi 
Desenho e operação de luz: Ari Buccioni 
Trilha sonora original: Edson X 
Poemas musicados: Sérgio Rocha 
Operação de som: Mário Spatizziani 
Figurinos e adereços: Luciene Grecco 
Fotos: Solange Avelino 
Produção executiva: Cláudia Christ e Sérgio Rocha
 
TEATRO MUNICIPAL RECEBE ESPETÁCULO DE DANÇA DE PROJETO SOCIAL, NESTE SÁBADO (20)  
 
Atuando há dez meses em Botucatu e no distrito de Vitoriana, o “Bom de Nota, Bom de Dança” apresenta seu espetáculo final, marcado para este sábado (20), às 17h30. Intitulada “Universo em Dança”, a apresentação reunirá os cerca de 300 alunos matriculados no projeto, pais e convidados para uma tarde especial no Teatro Municipal - “Camilo Fernandes Dinucci”. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. 
 
O espetáculo encerra os trabalhos realizados desde julho do ano passado e forma a primeira turma do “Bom de Nota, Bom de Dança” no Município. Serão 11 apresentações das duas modalidades oferecidas pelo projeto e estarão no mesmo palco alunos e professores. 
 
O roteiro do show começou a ser pensado ainda em 2016, e desde outubro as crianças conciliam as aulas na escola com os ensaios para o espetáculo, que acontecem em turnos alternados. “A apresentação contará com coreografias de balé e danças urbanas, além de um roteiro cênico que será interpretado pelos professores e monitores”, conta Cristina Cury, roteirista do espetáculo. 
 
A diversidade dos estilos de dança é o conceito central do espetáculo, a ideia surgiu de conversas entre a equipe gestora do projeto, os professores e os próprios alunos. “O roteiro teve a sensibilidade de demonstrar para as crianças que balé e danças urbanas são estilos bem diferentes, mas que ambos têm suas belezas, intensidades, dificuldades e que, sobretudo, não são artes que se excluem”, afirma Cristina.  
 
Além das coreografias, o time também foi responsável pela criação dos figurinos que serão utilizados em cena pelas crianças. “Universo em Dança” conta a história de dois irmãos, Bibi e John, que estão se preparando para uma apresentação de dança. Enquanto esperam pela hora de entrar no palco, acabam adormecendo e, em sonho, conhecem Cósmico, um simpático alienígena que os leva por uma incrível viagem a vários planetas que retratam diferentes estilos de dança.
 
O projeto
O “Bom de Nota, Bom de Dança” oferece aulas de balé e danças urbanas de forma gratuita para meninos e meninas de 7 a 12 anos de idade, matriculados na rede municipal de ensino de Botucatu e do distrito de Vitoriana. 
As aulas são realizadas às segundas e terças-feiras na Casa e Praça da Juventude em contraturno escolar. Além das atividades, os pequenos também recebem de forma gratuita lanche após cada aula e uniforme. 
As atividades do “Bom de Nota, Bom de Dança” em Botucatu e no distrito de Vitoriana acontecem com recursos de incentivo fiscal da Cutrale. O projeto, organizado desde agosto de 2016, é viabilizado através do PRONAC (Programa Nacional de Apoio à Cultura), com a missão de fomentar a cultura e a educação.
 
Mais informações
Teatro Municipal
Praça Cel. Moura (Paratodos), 27 - Centro 
Tel.: (14) 3882-9004
Fanpage: facebook.com/teatromunicipal.debotucatu
 
Cultura/ da Assessoria - Fotos divulgação

 




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius