Botucatu, quinta-feira, 18 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
19/05/2017
Todos Podem ser Frida: Espaço Cultural de Botucatu recebe exposição do Museu da Diversidade Sexual


Nesta segunda-feira (15) foi aberta no Espaço Cultural – “Antônio Gabriel Marão” a exposição itinerante “Todos Podem ser Frida”, do Museu da Diversidade Sexual e que vem à Botucatu por intermédio da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte. Ela segue até 28 deste mês e faz parte da programação da 15ª Semana Nacional dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A entrada é gratuita.

 

De segunda a sexta, das 8 às 17 horas, os visitantes poderão apreciar 17 fotografias produzidas pela fotógrafa e artista plástica Camila Fontenele de Miranda, na qual mostram mulheres e homens caracterizados como Frida Kahlo, pintora mexicana e uma das artistas mais influentes do século XX. O ensaio busca mostrar as conexões existentes entre arte, identidade de gênero e comportamento social.

 

Durante toda a exposição ainda haverá um painel florido para que os visitantes possam fazer selfies e compartilhar suas próprias fotos nas redes sociais com as hashtags “#todospodemserfridaembotucatu” e “#fridabotucatuense”. Os corredores do Espaço Cultural também receberam uma decoração especial para esta exposição, que é bastante concorrida por inúmeras cidades do Estado.

 

Nos dias 27 e 28, das 14 às 17 horas, ainda haverá uma intervenção na qual permitirá que os visitantes se transformem na própria Frida. A iniciativa fará parte da programação da Virada Cultural Paulista em Botucatu e contará com a participação da própria Camila Fontenele e sua equipe de maquiagem. Na  ocasião será preciso assinar um termo de cessão de uso de imagem e menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos responsáveis para seu preenchimento.

 

“Frida tem um simbolismo muito forte por representar o protagonismo da mulher na arte numa época que o segmento era dominado por homens. Então claro que ela foi um marco. Acredito que Botucatu é privilegiada por receber uma exposição desta magnitude. Portanto vale a pena conferir”, destaca Leandro dal Farra, administrador do Museu Histórico e Pedagógico - "Francisco Blasi", que será reaberto dentro do Espaço Cultural, no próximo dia 25.

 

“A vinda desta exposição em homenagem a Frida está relacionada à programação especial que montamos para esta Semana Nacional de Museus e reabertura do nosso museu, quando teremos atividades relacionadas às questões de identidade de gênero. Entre elas, a exposição ‘Histórias a Respeitar’ que apresenta à população documentos históricos que denominam ruas, praças e escolas de Botucatu com nomes de mulheres”, complementa.

 

CLIQUE AQUI PARA VER TODA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS EM BOTUCATU

 

Botucatu.sp.gov.br




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius