Botucatu, sexta-feira, 19 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
23/05/2017
Virada Cultural Paulista em Botucatu acontece no próximo fim de semana


No próximo final de semana, 27 e 28 de maio, Botucatu sedia pelo sétimo ano consecutivo a Virada Cultural Paulista, uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com os municípios. Todas as atrações são gratuitas.

 

A expectativa é que nos dois dias, milhares de expectadores compareçam aos seguintes locais de apresentações no Município: Largo da Catedral/Praça Pedro Torres; Teatro Municipal - “Camilo Fernandez Dinucci”; Espaço Cultural – “Dr. Antônio Gabriel Marão”; Parque Municipal – “Joaquim Amando de Barros”; Galeria Fórum das Artes; Praça Emílio Pedutti – Praça do Bosque e Praça Rubião Júnior.

 

Neste ano a programação disponibilizada pela Secretaria de Estado da Cultura traz para Botucatu nomes como Paula Lima (MPB), Rael (rap), Negritude Jr. (pagode) e Hugo e Tiago (sertanejo). Também estão na lista apresentações da Compilação Cia. Suno (circo), do comediante Davi Mansour (stand up), além de uma atração local, o grupo Moreiras da Silva (samba).

 

“Hoje podemos dizer que a Virada Cultural se tornou parte do calendário cultural da cidade e que Botucatu está em um grupo de municípios importantes do estado, que recebem o evento. Já são sete anos e artistas relevantes no país figurando em nossa terra. O que nos alegra também é a oportunidade de vários artistas do nosso município dividirem o palco com esses grandes nomes”, classifica o secretário municipal da Cultura, Antônio Luiz Caldas Júnior.

 

Ainda dentro da programação, outros eventos irão compor a Virada Cultural em Botucatu como a Tenda da Diversidade, Arte de Rua e o Cultura Sound System/Reggae com “SeMentes Livres Hi-Fi”, na Praça do Bosque; Metalstock, no Parque Municipal; exposições no Museu Histórico e Pedagógico (Espaço Cultural); e na Galeria Fórum das Artes; intervenções de Dança Aérea em Guindaste e do Bloco Samba Para Todos, na Praça Rubião Júnior; além de um evento literário promovido pela APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, no Espaço Cultural.

 

Sobre a Virada

 

Criada em 2007 pelo Governo do Estado, a Virada Cultural tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte.

 

Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do país, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras. No ano passado, a Virada aconteceu em 23 cidades, com a presença de mais de 900 mil pessoas.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA VIRADA EM BOTUCATU

 

PALCO EXTERNO

Largo da Catedral [Praça Pedro Torres]

27 de maio (sábado)

18h30 - Moreiras da Silva [música]

21h - Compilação Cia. Suno [circo]

22h30 - Paula Lima [música]

23h59 - Rael [música]

 

28 de maio (domingo)

15h - Marcha Contra a Homofobia

15h30 - Enquanto a Pizza Não Chega, com Davi Mansour [stand-up]

17h - Negritude Jr. [música]

20h - Hugo e Tiago música

 

PALCO INTERNO

 

Teatro Municipal – “Camillo Fernandez Dinucci”

Praça Coronel Raphael de Moura Campos, 27 - Centro

27 de maio (sábado)

18h – Aeroplanos, com Antonio Petrin e Roberto Arduin [teatro]

22h - Barulho D’água, com Companhia Nova de Teatro [teatro]

 

28 de maio (domingo)

0h30 - Vida Curta, Dias Longos, com Daniel Duncan [stand-up]

11h - Viagem ao Mundo da Ilusão, com Mágico Volkcane [circo]

16h - Sob a Pele, com T.F.Style [dança]

 

PRAÇA DO BOSQUE (*)

Praça Comendador Emilio Pedutti

27 de maio (sábado)

15h - Cultura Sound System/Reggae, com SeMentes Livres Hi-Fi [música]

23h59 - Tenda da Diversidade

 

28 de maio domingo

14h - Arte de Rua, evento da comunidade hip-hop [arte urbana]

 

PARQUE MUNICIPAL (*)

Rua Lourenço Carmelo, 50 – Jd. Paraíso

 

27 de maio (sábado)

17h – Metalstock palco rock da Virada Cultural [música]

 

28 de maio domingo

14h – Metalstock - palco rock da Virada Cultural [música]

 

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO

Rua General Teles, 1738 - Centro

27 de maio (sábado)

16h - Todos podem ser Frida [artes visuais*]

Histórias a respeitar [artes visuais*]

Gabinete de Curiosidades [artes visuais*]

 

28 de maio (domingo)

10h - Todos podem ser Frida [artes visuais*]

Histórias a respeitar [artes visuais*]

Gabinete de Curiosidades [artes visuais*]

 

16h - Contos Daqui e de Lá, com o grupo Parampará [contação de história na biblioteca]

 

GALERIA FÓRUM DAS ARTES (*)

Avenida Dom Lucio, 51 - Centro

27 de maio (sábado)

11h - Pedras são preciosas, de Elisete Alvarenga [artes visuais]

 

PRAÇA RUBIÃO JÚNIOR (*)

Praça Rubião Júnior, s/nº - Centro

27 de maio (sábado)

19h15 - Intervenção de dança aérea em guindaste, com Marília Coelho e Mimi Tortorella [dança]

 

28 de maio (domingo)

16h30 - Bloco Samba Para Todos [música]

18h15 - Intervenção de dança aérea em guindaste, com Marília Coelho e Mimi Tortorella [dança]

 

(*) Programação complementar realizada pelo Município

 

Teatro Municipal reserva espetáculos de drama, dança, mágica e comédia

 

O Teatro Municipal - “Camilo Fernandez Dinucci”, abriga o Palco Interno do evento e terá agenda cheia nos dois dias. Os eventos no Teatro Municipal são os únicos com limite de espectadores. Os ingressos serão sempre disponibilizados uma hora antes de cada espetáculo e são gratuitos.

 

Sábado

 

A Virada Cultural Paulista na cidade será aberta oficialmente a partir das 18 horas do sábado, com a peça “Aeroplanos”, estreladas pelos atores Antonio Petrin e Roberto Arduin. Eles interpretam Cristo e Chico, velhos amigos que chegaram juntos aos 75 anos, e que se identificam em suas respectivas solidariedades: um no âmago de uma possível enfermidade e outro internado em um asilo por sua família, que se mudará para outro país. Os personagens tomam um avião, um “aeroplano” em suas fantasias, e decidem dar uma volta ao mundo.

 

Às 22 horas é a vez da Companhia Nova de Teatro e a peça “Barulho D’água”, inspirada na obra do italiano Marco Martinelli e que narra a trajetória de cinco refugiados que tentaram atravessar o Mar Mediterrâneo, a partir de depoimentos coletados pelo próprio dramaturgo na Ilha de Lampedusa, na região da Sicília, na Itália. A montagem dá vida aos imigrantes que foram entrevistados por Martinelli.

 

Fechando a programação de sábado para domingo, às 00h30, sobe ao palco o humorista Daniel Duncan, com seu stand-up comedy “Vida Curta, Dias Longos”. Daniel trará questões sociais mesclando discussões recorrentes na sociedade com contestações pessoais íntimas, como frustrações amorosas, depressão, o impacto da internet, relação com a morte, política, drogas, violência policial e religião.

 

Domingo

 

No domingo, às 11 horas, é tempo de mágica no Teatro Municipal com o Mágico Volkcane e o número “Viagem ao Mundo da Ilusão”.  Um casal de mágicos demonstra, através das suas relações, 25 anos de mágicas, com uma performance bem-humorada, mostrando as felicidades da vida de casal. O público participa do espetáculo e é convidado a sonhar e se iludir nesta viagem ao mundo das ilusões.

 

Fechando a Virada Cultural no Teatro, a T.F. Style Cia. de Dança traz a obra “Sob a pele”, que busca refletir sobre as várias percepções sentidas, profundamente, sob a pele, maior órgão do corpo humano e sensível a inúmeras experiências.

 

botucatu.so.gov.br




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius