Botucatu, sexta-feira, 26 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
18/10/2017
Praça da Pinacoteca ganha grafite com fotos históricas de Botucatu


A parede lateral da Galeria Fórum das Artes, ao lado da Pinacoteca, está de cara nova. Uma foto da Rua Amando de Barros de 1920 e outra do artista botucatuense Itajahy Martins, fundador do MAC Museu de Arte Contemporânea de Botucatu em 1984, foram grafitadas pelos artistas paulistas de grafite e arte urbana Clóvis da Silva (Chumbo) e  Ricardo Rustice.
 
A ação faz parte do Projeto Parede e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como o objetivo resgatar a memória de Botucatu através de imagens que possam interagir com as pessoas que passam pela Praça da Pinacoteca.
 
O painel grafitado tem dimensões de 5 metros de altura por 23 de comprimento e levou dez dias para ser concluído. Os artistas realizaram o grafite de forma voluntária, recebendo somente ajuda de custo para alimentação e hospedagem de empresas da Cidade, como o escritório Peres e Aun Advogados Associados, Artyz Galeria de Arte e restaurante VitStela. Apenas a tinta foi custeada pela Secretaria de Cultura.
 
“Os artistas nos procuraram há três meses com esta proposta voluntária. Avaliamos o trabalho deles e verificamos a qualidade, principalmente para reproduzir fotos antigas. Foi um trabalho muito positivo e que vai mostrar para a população que o grafite é uma arte muito bonita”, destaca Antônio Luiz Caldas, Secretário Municipal de Cultura.
 
A parede onde foi realizado o grafite foi construída em 2014, junto com o Fórum das Artes, e desde então a intenção da Secretaria de Cultura era utilizar o espaço para intervenções artísticas.
 
“Mais do que um grafite, a parede fará parte das ações culturais que já são realizadas no Fórum das Artes. Os visitantes poderão tirar foto e conhecer como era a Rua Amando de Barros há quase cem anos e assim interagir com a história de nossa Cidade”, afirma Claudia Bassetto, Diretora de Patrimônio da Secretaria de Cultura.
 
Além do grafite, a parede também recebeu iluminação noturna para que o painel possa ser apreciado em qualquer horário do dia.
 
Museu Histórico e Pedagógico terá apresentação de poemas “Gerações” a partir desta quinta-feira, 18
 
O Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi (MuHP) terá, a partir desta quinta-feira, 19, a apresentação da peça “Gerações”, da Cia de Teatro Chafariz. O espetáculo tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Sabesp. A peça irá ilustrar a exposição fotográfica “Retratos de Família”, que está no MuHP, através de poemas de Maria Lúcia Dal Farra.
 
São mais de 70 fotos de famílias que fizeram parte da história de Botucatu e que terão suas vidas contadas em forma de poemas. Haverá cinco apresentações nos dias: 19, 20, 21, 26 e 27 de outubro, sempre às 19h30.

A peça é gratuita e aberta à população.
 
 
Da Assessoria



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius