Botucatu, quarta-feira, 24 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
18/10/2017
Sustenta Saúde do HCFMB participa da 3ª Conferência Latino Americana da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Equipe participou de dois eventos em São Paulo - Divulgação (4toques)
 
Unidade recebeu moções honrosas e prêmios de reconhecimento pelos trabalhos apresentados
 
Nos dias 10 e 11 de outubro, a Unidade Especial de Saúde Sustentável (Sustenta Saúde) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) esteve presente na 3ª Conferência Latino Americana da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, e no 10º Seminário Hospitais Saudáveis, em São Paulo. A responsável pela Unidade Dra. Karina Pavão, recebeu no evento quatro moções honrosas pelos seguintes trabalhos apresentados:
 
1 - O Custo do Lixo: Uma Abordagem Econômica, Social e Ambiental sobre Resíduos de um Centro Cirúrgico
 
Projeto desenvolvido por Alefe Amorim, aluno de graduação em Ciências Biológicas, para melhorar o descarte de resíduos dentro do Centro Cirúrgico do HCFMB.
 
2- Filme : “O caminho do resíduo hospitalar do Centro Cirúrgico até a cooperativa de catadores”
 
Filme produzido em parceria com a FMB (Staepe), com a ajuda de M. Beatriz Zanelato Rueda Borges, educadora ambiental da Secretaria de Saúde de Botucatu.
 
3- Transformando Resíduos Hospitalares em Renda para Usuários da Saúde Mental
 
Projeto realizado em parceria com a Oficina Terapêutica Estação Girassol, do Hospital Centro de Atenção Integral à Saúde Professor Cantídio de Moura Campos, com ajuda do psicólogo Pedro Habimorad.
 
4 - Jardins Comestíveis Na Atenção Primária a Saúde: Plantando Saúde, Colhendo Felicidade.
 
Um projeto desenvolvido na Unidade de Saúde Familiar (USF) do Jardim Santa Elisa, em Botucatu, em parceria com a Secretaria do Verde e alunos do curso de biologia do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e agronomia da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA).
 
Durante a Cerimônia de Reconhecimento, a equipe do Sustenta Saúde recebeu duas placas especiais em homenagem às iniciativas ambientais e pela participação em duas campanhas mundiais: o “Desafio 2020 - A Saúde pelo Clima” e pela campanha de melhor gestão de resíduos.
 
Desde 2015, com ajuda do arquiteto Gilberto Mariano Junior, a Unidade analisa e publica dados para o “Desafio 2020”. O objetivo é identificar quanto o HCFMB emite de gases de efeito estufa (GEE), na tentativa de reduzir em 30% estas emissões de GEE.
 
Segundo Dra. Karina Pavão, para que esses índices sejam alcançados, é essencial que todos os servidores estejam envolvidos e que cada setor tenha uma conduta padronizada, evitando desperdícios. “Estamos trabalhando em conjunto com a gestão do HCFMB, para rever processos e implantar ações mais sustentáveis dentro do nosso Hospital”, explica.
 
Devido ao seu grande impacto econômico, a campanha para melhorar a gestão de resíduos é um grande desafio. A ideia é conscientizar os servidores da importância de uma melhor gestão dos resíduos sólidos da saúde, evitando o descarte incorreto do lixo, o que leva o HC a pagar pelo tratamento de um resíduo comum que foi descartado como infectante.
 
 “Voltamos muito felizes com os prêmios, mas ainda temos muitos desafios. Estamos empenhados em realizar ações vitais para que o Hospital se desenvolva cada vez mais em termos de sustentabilidade e suas práticas. Contamos com o envolvimento de cada servidor, com apoio e acompanhamento da gestão, para que possamos continuar melhorando ainda mais esses indicadores”, finaliza Pavão.  
 
Foto - Equipe participou de dois eventos em São Paulo - Divulgação (4toques)

 




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius