Botucatu, sexta-feira, 26 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
19/10/2017
HCFMB realiza mutirão em prol ao Outubro Rosa


Exame pode detectar manifestação precoce do câncer de endométrio - Foto Ilustrativa

Realização de exames, conscientização e prevenção de doenças do útero serão destaque
 
A Diretoria de Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e os setores de Endoscopia Ginecológica e Oncoginecologia do Hospital, realizarão mais uma ação em prol ao Outubro Rosa.
 
Visando a conscientização e a promoção da saúde da mulher de modo geral, serão realizados nos dias 30 e 31 de outubro um mutirão de exames de histeroscopia, conhecidos também como endoscopia ginecológica. O exame permite a visualização da cavidade uterina da mulher, identificando eventuais doenças no útero, como por exemplo o câncer de endométrio.
 
Segundo o professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do HCFMB Dr. Daniel Spadoto Dias, a iniciativa visa alertar as mulheres sobre sangramentos que podem ocorrer após a menopausa. “Nenhum sangramento após a menopausa deve ser considerado normal, e sim investigado. No caso do câncer de endométrio, não há exames preventivos, mas a histeroscopia pode identificar uma manifestação precoce da doença, que pode ser tratada rapidamente” explica.
 
Cerca de 60 mulheres com indicação específica já foram pré-agendadas para realizar o exame. “Vale a pena ressaltar que mulheres que apresentem esse tipo de sintoma, tenham alguma dúvida ou precisem de orientação devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para que, se houver necessidade, sejam encaminhadas ao nosso serviço”, diz Dr. Daniel.
 
O mutirão conta também com a organização do responsável médico da Endoscopia do HCFMB, Dr. Cássio Vieira de Oliveira, das enfermeiras técnicas responsáveis Tatiane Santa Rosa Diniz, Nilva Moraes e Ana Paula Gea. A empresa E. Tamussino, representante da fabricante alemã Richard Wolf, fornecerá como patrocínio os materiais necessários para os exames.
 
“Estamos aproveitando as comemorações do Outubro Rosa para falar e orientar as mulheres não só sobre a prevenção do câncer de mama, mas também sobre os cuidados com a sua saúde de modo amplo. A conscientização é a melhor forma de prevenção”, finaliza Dr. Daniel.
 
Vivian Abilio – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB - 4toques



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius