Botucatu, quinta-feira, 18 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
20/10/2017
Dia do Morcego neste sábado, 21, no Bosque


Você sabia que até o morcego tem um dia especial? Isso mesmo, e a  Vigilância Ambiental em Saúde promoverá neste sábado, 21, das 9h30 às 12h30, na Praça Emílio Peduti (Praça do Bosque) uma ação alusiva ao Dia Nacional do Morcego. Na oportunidade, estarão em exposição exemplares das principais espécies de morcegos da região de Botucatu, com informações sobre os hábitos alimentares, importância para o ecossistema, cuidados com a saúde pública, entre outros.
 
Este será o terceiro ano consecutivo da atividade, que busca desmistificar a imagem deste animal junto à população, que é o único mamífero capaz de voo verdadeiro. De acordo com a VAS, em 2017, foram capturados em Botucatu 207 morcegos e apenas um foi diagnosticado com o vírus da Raiva. Do total de morcegos resgatados, 90% são morcegos insetívoros, ou seja, se alimentam de insetos. Em todo o mundo existem 1.200 espécies destes animais. Apenas três espécies se alimentam de sangue. Em Botucatu já foram catalogados 38, com os mais variados hábitos alimentares.
 
Apesar desta característica, a Vigilância Ambiental em Saúde orienta as pessoas a terem o máximo de cuidado ao se deparar com um animal como este. Caso um morcego entre em casa, a pessoa deve manter a calma, apagar as luzes, abrir as portas e janelas, pois o animal encontrará a saída. Ao encontrar um morcego caído, a pessoa também não deve tocá-lo e evitar seu contato com animais domésticos.  O ideal é colocar um balde ou caixa de papelão sobre o morcego e ligar para a Vigilância Ambiental em Saúde através do telefone 3813-5055 ou 150.
 
“É importante salientar que nesta época do ano, entre a primavera e o verão, é o período de reprodução dos morcegos e por isso aumenta a incidência de resgates deste animal. Como não sabemos se está ou não infectado com o vírus da Raiva, deve-se evitar o contato direto com este animal silvestre”, cita Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.
 
Apesar da aparência e dos mitos, o morcego tem uma importância vital para o equilíbrio do ecossistema, especialmente na dispersão de sementes, polinização de flores e controle de alguns insetos que podem eventualmente virar uma praga urbana. Por isso, a ação deste sábado, Dia Nacional do Morcego, é válida para que o ser humano tenha uma relação harmônica e consciente com este animal.
 
O horário de atendimento da VAS é de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 16h30. Fora do horário comercial de atendimento, nos finais de semana e feriados, o plantão da VAS atende casos de urgência e pode ser acionado através do telefone 199, da Guarda Civil Municipal.
 
 
Da Assessoria



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius