Botucatu, quarta-feira, 24 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
23/10/2017
Imagem de pesquisa no IB integra exposição do Museu do Amanhã, no Rio


Terminais nervosos e núcleos de células criam aspecto de "buquê de flores"  - Selma Michelin/IB 
 
Captura obtida no Centro de Microscopia Eletrônica do instituto mostra comunicação entre nervos e músculos
 
Uma imagem obtida no Centro de Microscopia Eletrônica (CME) do Instituto de Biociências (IB) da Unesp câmpus Botucatu, faz parte da exposição “Mundos Invisíveis – Mostra de Arte Científica Brasileira”, presente no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e organizada pela Artbio. São 24 imagens produzidas por pesquisadores brasileiros que ficam à disposição do público até o dia 7 de janeiro de 2018. Sempre de terça a domingo. [veja mais sobre a programação e ingressos]
 
Por meio de um microscópio confocal de varredura a laser (consegue fazer ampliações de até 300 mil vezes com boa resolução) e uma coloração, à base de anticorpos, foi possível “enxergar” a comunicação entre nervos e músculos. Os talos verdes são os terminais nervosos, as manchas azuis são os núcleos das células e as zonas de contato aparecem em vermelho, o que cria um lindo aspecto de um buquê de flores.
 
A imagem é fruto de uma pesquisa coordenada pela professora Selma Maria Michelin Matheus, do Departamento de Anatomia, como parte do doutorado de Bases Gerais da Cirurgia de Cristiane Pissulin, formada em odontologia e hoje docente do Departamento de Anatomia na Unoeste (Presidente Prudente). O trabalho trata sobre os efeitos da terapia a laser para minimizar lesões causadas pelo anestésico “bupivacaína”, muito usada em cirurgias.
 
“Essa técnica de microscopia realiza varreduras no material de estudo, como se fosse um pequeno tomógrafo. Em seguida, um software une os fragmentos de imagens obtidas para compor o retrato antes invisíveis aos nossos olhos”, explica a docente.
 
A foto foi publicada originalmente no Journal of Photochemistry and Photobiology. Também já foi reproduzida na seção “FotoLab” da Revista Fapesp, além de ter sido finalista, em 2015, no concurso da Royal Microscopy Society realizado durante o Congresso de Microciência e Microscopia, na Inglaterra.
 
4toques comunicação



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius