Botucatu, terça-feira, 23 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
25/10/2017
Zebrafish é tema de 4º Simpósio no IB/Unesp


Animal possui genes mais semelhantes aos dos seres humanos - imagem ilustrativa 
 
Evento debate uso de peixe-zebra para o estudo de mecanismos de doenças humanas
 
O Instituto de Biociências da Unesp, câmpus Botucatu, promove de 26 a 28 de outubro, a quarta edição do Simpósio Zebrafish como Modelo Animal de Pesquisa. Ainda há vagas para inscrição, que podem ser preenchidas até o dia de início do encontro, junto à comissão organizadora, no Espaço IB Eventos.
 
O simpósio contará com a participação de palestrantes de renomados grupos de pesquisa de 13 instituições do Brasil (UFRGS, UPF, PUCRS, UEM, UFLA, UnB, UFPB, UFRN, UFRJ, Instituto Butantan/USP, Unicamp e Unesp) e um do exterior (University of Ottawa - Canadá).
 
Na oportunidade avanços científicos serão apresentados em palestras organizadas em painéis institucionais, perfazendo as mais diversas áreas de pesquisa nas quais o zebrafish é utilizado como modelo: Organogênese, Genômica/Epigenômica, Toxicologia, Evolução, Aquicultura, Câncer, Regeneração, Imunidade e Doenças, Neurobiologia e Comportamento, Ecotoxicologia, Farmacogenética, Piscicultura, Nutrição e Tecnologias Emergentes.
 
Sobre o zebrafish
 
O zebrafish, conhecido também como “paulistinha” ou “peixe-zebra”, é um pequeno vertebrado (3 a 4 cm), da espécie Danio rerio, típico de águas doces tropicais. A alta capacidade reprodutiva, a transparência dos embriões nas fases iniciais do desenvolvimento e a facilidade de manipulação genética tornam este modelo uma excelente alternativa para o estudo de mecanismos de doenças humanas.
 
Como possui genes mais semelhantes aos dos seres humanos, este animal aquático em sido cada vez mais utilizado em pesquisas de diferentes áreas como genética, desenvolvimento cardíaco, embriologia, metabolismo e oncologia. Também tem sido utilizado como modelo em neurociências em estudos sobre doenças neurodegenerativas, comportamento e testes de candidatos a fármaco.
 
Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook ou no site http://www3.ibb.unesp.br/ivsimposiozebrafish.
 
 
Assessoria 4toques comunicação



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius