Botucatu, sexta-feira, 26 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
31/10/2017
Comunidade médica brasileira focada no tratamento e cura do zumbido no ouvido


Profa. Dra. Tanit Ganz Sanchez, idealizadora do Novembro Laranja e fundadora do Instituto Ganz Sanchez - Divulgação - 4toques comunicação 

Corrente do Bem pelo ouvido: cartilha, vídeos, ações nas redes sociais e cursos são as ferramentas para alertar a população sobre o zumbido e outros males do ouvido

A 12ª edição do Novembro Laranja, ‘Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido’, promovida pelo Instituto Ganz Sanchez, primeiro centro brasileiro especializado no tratamento de Zumbido, Misofonia e Hiperacusia, visa alertar a população sobre as causas e formas de tratamento do zumbido e reforçar como a comunidade médica pode oferecer aos seus pacientes opções de tratamento com melhora, e até cura, de um sintoma que já atinge mais de 40 milhões de brasileiros.

A Profa. Dra. Tanit Ganz Sanchez, idealizadora do Novembro Laranja e fundadora do Instituto Ganz Sanchez, há mais de 20 anos se dedica à pesquisa e ao atendimento de pacientes com zumbido e explica a importância do engajamento da comunidade médica na Campanha deste ano. “O sucesso do tratamento de qualquer problema de saúde está diretamente ligado à informação e ao interesse que a comunidade médica tem sobre o assunto. Com o zumbido não é diferente, mas por muitos anos ele não foi reconhecido como um sintoma tão comprometedor da qualidade de vida. Por isso, convidamos colegas médicos de todas as regiões do Brasil para dar dicas práticas à população sobre a experiência de cada um, mostrando que o zumbido, como vários outros problemas de saúde, pode ter uma melhora parcial ou total se for adequadamente investigado e tratado”.

A campanha também conta com o médico otorrinolaringologista, vinculado ao Departamento de Oftalmo/Otorrino e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Norimar Hernandes Dias.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ganz Sanchez, e apresentada pela Dra Tanit no I World Congress of Tinnitus, ocorrido em maio de 2017, em Varsóvia, Polônia, reuniu dados completos e depoimentos dos primeiros 50 pacientes brasileiros que já obtiveram a cura do zumbido. O método envolveu catalogação dos dados e entrevistas gravadas com consentimento de ex-pacientes que tinham zumbido, fizeram algum tipo de tratamento e obtiveram sucesso total, sem reincidência por um prazo superior a 6 meses, que chegou a alcançar mais de 20 anos em alguns casos. Esse passo pode ajudar a mudar definitivamente as crenças erradas da população, dos profissionais e dos pesquisadores.

12ª Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido

Objetivos:

        Conscientizar a população sobre a realidade preocupante do aumento dos problemas do ouvido em pessoas de todas as idades, particularmente oZumbido. Este ano, a Campanha acrescentará informações sobre Misofonia, um tipo crescente de intolerância a sons baixos e repetitivos do dia a dia.

       Motivar mais profissionais a abraçarem esta causa, entendendo que ZumbidoeMisofoniasãosintomasdeouvidosmaisfrágeis,queprecisam de mais cuidados com as agressões diárias, além da investigação correta de suascausas.

       Divulgar que o tratamento precoce do Zumbido e da Misofonia pode fazer a diferença na recuperação da qualidade devida.

       Mudar pensamentos restritivos(“não há nada a fazer”,“zumbido não tem cura” ou “aprenda a conviver com isso”) ajuda a ampliar a atuação profissional e obter sucesso no tratamento dopaciente.

Após a notoriedade conquistada com mais de uma década de Campanha, a especialista fala sobre a parceria com profissionais de vários estados do Brasil que passaram a dedicar tempo e estudo ao tratamento do zumbido. “A ajuda da população mais informada pelas campanhas anteriores - e ávida por tratamento em suas cidades - foi fundamental para acelerar esse movimento médico, pois ela levou as informações aos seus respectivos profissionais para juntos buscarem o tratamento. Esse círculo virtuoso já conseguiu mudar o cenário do zumbido no ouvido nesses anos, mas ainda tem muito para crescer”, sentencia a médica que, desde 1994, observa o sintoma se alastrando entre crianças, adolescentes e adultos, e que também defende o abandono das crenças errôneas da Medicina sobre o zumbido ser um problema exclusivo da 3ª idade e sem cura.

No cenário atual, o Zumbido é visto como um sintoma da vida moderna, pois pode ser causado por erros alimentares, exposição abusiva ao sons altos, celulares e medicamentos, por ansiedade e depressão com as dificuldades da vida diária etc. É notório que os cursos e treinamentos precisam ser ampliados. E foi pensando nisso que a especialista lança em novembro o Curso on-line: “O abc...z do Zumbido”, entre outras iniciativas listadas abaixo, como forma de alcançar a população e os profissionais de todo o país com mais eficiência.

Novembro Laranja - Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido

Todos podem participar do Novembro Laranja. Veja as ações elaboradas para este ano:

# De 1 a 30.nov: postagem de vídeos, como uma Corrente do Bem, contendo DICAS PRÁTICAS apresentadas por médicos de todo o país, que serão divulgados nos canais de comunicação do Instituto Ganz Sanchez e poderão ser compartilhadas com os demais internautas:
*Facebook.com/InstitutoGanzSanchez
*Instagram: @zumbidonoouvido
*Blog: Tanit Ganz Sanchez
*Site: www.tvzumbido.com.br
*Youtube: www.youtube.com/user/tvzumbido

 

 # 11.nov: lançamento oficial do “Curso online “O Abc...z do Zumbido”, o primeiroemaiscompletocursoonlinesobrezumbido,visandolevarinformação de qualidade, em linguagem fácil e didática, para pacientes e profissionais da saúde que buscam conhecer melhor ozumbido.

 

 # 18.nov: “Curso sobre Zumbido e Intolerância a Sons”, ministrado pela Profa. Dra. Tanit Ganz Sanchez para otorrinos e fonos, na cidade do Rio de Janeiro.

 

 # 25.nov: “Curso Teórico-prático Intensivo de Zumbido”, ministrado pela Profa. Dra. Tanit Ganz Sanchez para otorrinos e fonos, em Divinópolis, MG.

 

 #Grupo de Apoio Nacional à pessoas com Zumbido,série de depoimentos com o tema "Casos de Cura do Zumbido”, contendo entrevistas que relatam a experiência de ex-pacientes que obtiveram a cura (disponibilizado na TV Zumbidowww.tvzumbido.com.br)

 

 # Cartilha “10 Dicas para Tratar e Prevenir o Zumbido e a Misofonia” com informações de qualidade, escrita de forma simples e objetiva, que pode ser baixada gratuitamente no link http://www.institutoganzsanchez.com.br/novembrolaranja.html

 #Disponibilização de material gráfico ilustrativo,como as plaquinhas criativas e divertidas, que podem ser baixadas do site e usadas em fotos e postagens nas redes sociais, usando a hashtag #novembrolaranja

 

 # Entrevistas sobre Zumbido na mídia espontânea em datas e veículos de comunicação a confirmar.

Exposição do assunto Zumbido

Ao longo de 12 anos de trabalho, o Instituto Ganz Sanchez conferiu muita visibilidade para o Zumbido: 
YouTube: 172 vídeos com 776.024 visualizações 
Facebook: 28.860 seguidores 
Instagram: 1.218 seguidores 
TV Zumbido: 419 publicações 
Imprensa: Mais de 7 mil matérias ao longo dos 12 anos

Sobre o Zumbido: Principais dúvidas dos pacientes

Tipos de Zumbido: O zumbido pode parecer diversos sons como apito, chiado, cigarra, grilo, abelha, cachoeira, motor, sirene, panela de pressão, etc. Mais raramente, o zumbido é rítmico, parecendo-se com batidas do coração, cliques e “asas de borboleta”.

Causas do Zumbido: Na maioria dos casos, o zumbido está relacionado a um problema em alguma parte da via auditiva, desde a orelha externa até o córtex auditivo. Assim, o zumbido não é uma doença, mas sim um sintoma que pode ter diversas causas, sejam elas provocadas por doenças da própria via auditiva ou por doenças de outros órgãos que influenciam o ouvido secundariamente.

Sobre a Profissional:

Profa Dra. Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista com doutorado e livre- docência pela USP, Fundadora do Instituto Ganz Sanchez, Criadora da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido (Novembro Laranja) e do Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido (GANZ). Assumiu a missão de desvendar vários dos mistérios do zumbido e é pioneira nas pesquisas no Brasil, sendo reconhecida por sua didática, objetividade e compartilhamento aberto de ideias. Realiza pesquisas científicas sobre Zumbido, Hiperacusia e Misofonia.

 




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius