Botucatu, sábado, 20 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
08/11/2017
Cartório itinerante chega às escolas para incentivar os jovens a retirar o primeiro título


    Após percorrer os bairros e empresas, o Cartório Itinerante chegou agora às escolas da cidade. A 26ª Zona Eleitoral de Botucatu deu início nesta semana ao Projeto Jovem Eleitor, que visa incentivar adolescentes entre 16 e 17 anos a retirar o primeiro título de eleitor e participar das eleições de 2018, bem como evitar transtornos com o final de alistamento – no caso, entre abril e maio de 2018.

            O jovem que comparecer para o alistamento também fará a identificação biométrica e, assim, adiantará o procedimento que já é obrigatório para todos os eleitores. Para fazer o título o aluno deverá apresentar um documento de identificação (RG, Certidão de Nascimento ou Carteira de Trabalho) e comprovante de residência.

             Os eleitores de 16 e 17 anos representam 0,6% do eleitorado total do Estado – são quase 200 mil jovens que optam por exercer o direito ao voto, ainda que sem obrigatoriedade. Vale lembrar que o jovem nessa faixa etária que realizar o cadastramento, mantém a facultatividade do voto, obrigatório apenas a partir dos 18 anos.

            No início desta semana a equipe da Justiça Eleitoral atendeu os alunos das escolas UNIFAC e Industrial. Já nos dias 9 e 10 o atendimento será no Colégio Aitiara e, nas próximas semanas, no  Colégio Embraer, La Salle, Santa Marcelina e Escola Luiz Tácito Virgínio dos Santos.

            A iniciativa foi uma forma que a 26ª ZE encontrou para aumentar o número de atendimento de eleitores, evitando desta forma aglomeração no final do processo de recadastramento, em dezembro de 2017. Segundo levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 45.149 eleitores da 26ª ZE (Botucatu – 37.086, Itatinga – 5.390 e Pardinho – 2.673) ainda não passaram pela Biometria.

            Biometria

            Todos os eleitores de Botucatu, Itatinga e Pardinho deverão se apresentar à Justiça Eleitoral para a revisão obrigatória do eleitorado, que tem como objetivo a coleta de dados biométricos com a atualização do cadastro eleitoral. O não comparecimento à revisão levará ao cancelamento do título e o eleitor ficará impedido de praticar certos atos da vida civil, como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública e obter empréstimo em bancos oficiais.

Atendimento

            O eleitor deve comparecer ao cartório ou central de atendimento com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso possua, e comprovante de residência.

            Em Botucatu, o atendimento será de segunda a sexta-feira das 8h às 18h30. O Cartório Eleitoral está instalado na Rua Monsenhor Ferrari, 466, Centro. Em Itatinga o posto da equipe eleitoral está instalado na Casa do Cidadão, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e em Pardinho das 8 às 12 horas e 13 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3814-5536/3815-5379.

            Confira o cronograma as Semana Jovem Eleitor para as próximas semanas.

 

NOVEMBRO

Local

Período

Horário

Colégio Aitiara

09 e 10/11

9 às 17 horas

Colégio Embraer

13 e 14/11

9 às 17 horas

Colégio La Salle

16 e 17/11

8 às 12 horas

Colégio Santa Marcelina

20/11

8 às 12 horas

Escola Luiz Tácito Virgínio dos Santos

25/11

13 às 17 horas

 

Da Assessoria




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius