Botucatu, quinta-feira, 25 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
28/02/2018
Instituto de Bio Ciências da UNESP Botucatu recebe 190 novos alunos


Alunas atentas durante recepção no IB 
 
 
Estudantes tem primeiro contato dentro do IB/Unesp

 
Depois de dois dias de recepção unificada, com as demais unidades da Unesp, câmpus Botucatu, chegou a vez do Instituto de Biociências poder receber seus 190 novos alunos, que estão distribuídos nos cursos de graduação da instituição: Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Ciências Biomédicas; Nutrição e Física Médica.
 
Na manhã desta quarta-feira (28), no Espaço IB Eventos, o vice-diretor do IB, Prof. Dr. Luiz Fernando Rolim de Almeida, representou o diretor Prof. Dr. Cesar Martins, neste primeiro contato exclusivo com os estudantes do instituto. Em suas palavras, ele enfatizou a importância dos primeiranistas viverem intensamente este ciclo dentro da universidade.
 
“Só vocês sabem o que passaram para chegar aqui. Mais de 3,3 mil jovens gostariam de estudar aqui, mas apenas 190 conseguiram aprovação. Gostaríamos de ter vagas a todos. Mas de qualquer maneira, vocês chegam aqui para fazer uma nova história. Alguns saindo de casa pela primeira vez, com todo apoio dos pais. Mas agora os passos serão dados por vocês”, enfatiza.
 
“Saibam que estão ingressando um uma instituição pública, com infraestrutura, corpo docente e administrativo, extremamente capazes de oferecer aquilo que de fato vocês esperam. Esses novos passos vão exigir escolhas, comprometimento, superar aqueles momentos de incerteza. Mas vocês não estão sozinhos. Saibam saborear estes momentos iniciais, que são mágicos”, complementa o docente, que ainda enalteceu o ambiente democrático dentro da universidade.
 
“Aqui não há espaço para interesses individuais, para que se rotulem pessoas, para qualquer tipo de violência. Aqui [universidade] é espaço para construção de conhecimento. Hoje a Unesp já tem mais de 50% de alunos que ingressaram por cotas sociais e raciais. E isso é um avanço para a sociedade. Por isso precisamos ter a devida maturidade de lidar com a diversidade. E essa diversidade, exige a compreensão do outro. Compartilhar com o próximo. Entender, o que de fato somos enquanto sociedade. Não apenas como indivíduo”, afirma Rolim.
 
Na sequência, os calouros puderam ouvir as palavras do Prof. Dr. Luis Antonio Justulin Jr., coordenador da Comissão de Recepção Unificada e docente do Instituto de Biociências, sobre a importância do aluno na construção de um ambiente de convivência mais prazeroso dentro da universidade. Também acompanharam a palestra da Professora Maria Luisa Faria, médica do Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica), unidade auxiliar pertencente ao IB, e que compartilhou e contextualizou suas experiências, desde o iniciou de sua vida acadêmica até os dias atuais.
 
Ao longo do dia, todos os primeiranistas foram apresentados aos coordenadores de cursos e aos grupos de atividades extensão, educação e pesquisa do Instituto de Biociências, como o Programa de Educação Tutorial (PET), Cursinho Pré-Universitário Atena, Empresas Júnior (IBB Jr e Ejenutri), entre tantos outros.
 
Sobre o IB
 
O Instituto de Biociências, unidade universitária da Unesp, integrante do câmpus de Botucatu, teve sua origem na antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), instituto isolado de ensino superior do Estado de São Paulo, criado pela Lei Estadual nº 6860 de 22 de julho de 1962.
 
Em 1976, por meio da Lei Estadual nº 952 de 30 de janeiro, instituiu-se a Unesp. Desmembrou-se a FCMBB em quatro unidades, entre elas o Instituto Básico de Biologia Médica e Agrícola (IBBMA), que desde 20 de outubro de 1987, passou a ser denominado Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e está localizado no câmpus do distrito de Rubião Júnior.
 
O potencial da Instituição, com 151 docentes e 183 servidores técnico-administrativos, é reforçado pelos sete programas de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado), muito bem avaliados pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Biologia Geral e Aplicada, Biometria, Biotecnologia, Ciências Biológicas (Botânica), Farmacologia e Biotecnologia, Ciências Biológicas (Genética), Ciências Biológicas (Zoologia). Mais de 1.000 alunos se encontram matriculados nos cursos de graduação da instituição e 407 discentes integram os programas de Pós-Graduação.
 
Além dos seus 13 departamentos de ensino (Anatomia, Bioestatística, Botânica, Educação, Farmacologia, Física e Biofísica, Fisiologia, Genética, Microbiologia e Imunologia, Morfologia, Parasitologia, Química e Bioquímica e Zoologia), possui três unidades auxiliares (Centro de Assistência Toxicológica – Ceatox; Centro de Isótopos Estáveis – CIE; e o Centro de Microscopia Eletrônica – CME).
 
O IB possui um Jardim Botânico, com área total de 184.860 m2, onde são onde são realizados projetos educacionais para escolas da região e para a comunidade. Para fomentar e auxiliar a viabilização dos seus projetos a faculdade conta com uma Fundação (Fundibio), cujo objetivo principal é apoiar a gestão financeira de projetos e demais atividades acadêmico-científicas desenvolvidas na unidade.
 
O Instituto de Biociências é responsável, ainda, pelo auxílio na graduação de 800 alunos das demais unidades da Unesp instaladas em Botucatu (Faculdades de Ciências Agronômicas, de Medicina e de Medicina Veterinária e Zootecnia), onde seus docentes são responsáveis pelas disciplinas básicas.
 
 
Da Assessoria
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius