Botucatu, quinta-feira, 25 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
05/03/2018
FMVZ discute Plano de Sustentabilidade da Unesp


Comunidade se reuniu com professores José Paes (Gabinete) e Álvaro Guedes (Propeg).

No dia 05 de março, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu a visita dos professores José Paes de Almeida Nogueira Pinto, ex-diretor da unidade e atual assessor do Gabinete do reitor da Unesp, e Álvaro Martim Guedes, assessor da Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão da Unesp.

Em reunião com representantes da comunidade da FMVZ e parte da equipe da Administração Geral do Câmpus de Botucatu, os convidados apresentaram o Plano de Sustentabilidade da Unesp. “Com base na situação atual da Unesp, foram realizados estudos pela Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão para gerar propostas concretas para as dificuldades que estamos enfrentando. A proposta do Plano de Sustentabilidade tem o grande objetivo de enxergar a universidade a médio e longo prazo, para que não tenhamos no futuro os mesmos problemas que enfrentamos hoje e possamos planejar projetos que possam vir a se concretizar”, destacou o professor Paes.

O ex-diretor da FMVZ fez questão de frisar que o objetivo da apresentação do Plano de Sustentabilidade da Unesp é colocá-lo em discussão com a comunidade para eventuais contribuições e ajustes capazes de melhorá-lo. “A proposta que apresentamos aqui está aberta para sugestões. Cabe à comunidade estudar, avaliar e colocar possíveis alterações que possam aprimorá-la”.

Segundo o professor Guedes, o Plano de Sustentabilidade é fundamentado em questões relativas a situação financeira e orçamentária, ao ensino, pesquisa e a extensão e à modernização administrativa da Unesp. Durante a reunião na FMVZ foram apresentados apenas os aspectos financeiros e orçamentários. “A questão financeira e orçamentária está sendo vista hoje com maior preponderância em razão da sua urgência. Mas as dimensões do Plano são simultâneas, se entrelaçam e se articulam”.

O assessor da Propeg apresentou números da universidade ao longo dos anos e também projeções para o futuro. “Precisamos aproveitar a oportunidade que a crise está nos dando de repensar de maneira um pouco mais profunda as nossas condições enquanto universidade e criar algo novo, mais sustentável e mais programado. De outra forma, apenas nos intimidamos perante a crise. Por isso, acreditamos que a questão não envolve somente a racionalização do trabalho e adaptações frente à escassez, com possíveis impactos e prejuízos sociais. É preciso tomar cuidado com ações imediatistas. Existe a necessidade de pensar estrategicamente. O que sugerimos é uma integração criativa. Não se trata apenas de encolher e dobrar os joelhos perante a crise, mas de compartilhar nossas atividades e usar melhor os saberes que nós temos, utilizando as tecnologias de comunicação e informação”.

Após a explanação, os professores responderam perguntas elaboradas pelos participantes. Ao final do debate, o professor Celso Antonio Rodrigues agradeceu os presentes e avaliou: “Temos que nos informar, pensar, discutir. Mas acho que ficou claro que o Plano de Sustentabilidade não é o fim do mundo, como alguns podem ter imaginado. Mas talvez seja o início de uma nova Unesp”.


Da Assessoria

 




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius