Botucatu, quinta-feira, 25 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
12/06/2018
Escolas de Botucatu recebem novo ciclo do projeto Samuzinho


Equipe do SAMU-192 demostra, em sala de aula, situações de urgência/emergência 
 
 
Alunos são conscientizados sobre importância dos serviços de urgência/emergência prestados pelo SAMU 192 e consequências dos trotes que já foram reduzidos pela metade
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) - regional Botucatu, serviço gerenciado pela Fundação UNI em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou mais um ciclo de atividades do projeto “Samuzinho”. Até 28 de junho, 16 escolas municipais serão visitadas por equipes de profissionais do SAMU, que este ano estará ao lado do projeto “Patrulha da Paz”, da Guarda Civil Municipal (GCM).
 
Iniciado em 2014, o projeto Samuzinho tem contribuído, ano a ano, a promover a educação em saúde junto aos alunos do Ensino Fundamental (alunos de 4º e 5º ano) de Botucatu. Bem como esclarecer dúvidas sobre a importância da atuação do serviço pré-hospitalar dentro da Rede de Urgência e Emergência.
 
Neste contexto destaca-se a diminuição substancial do número de trotes feito ao SAMU. Antes de iniciar o projeto, o serviço chegava a registrar mais de 1.800 trotes por ano. A título de comparação, em 2017, foram cerca de 800. Ou seja, queda de mais de 50%. Para se ter idéia, o índice de trote ao SAMU-192 Botucatu corresponde a 2% dos chamados, que hoje somam cerca de 2.600 ligações por mês.
 
“Além das consequências dos trotes, a gente explica como o serviço funciona na prática. Tira dúvidas sobre primeiros socorros. Exibe vídeos de prevenção à acidentes domésticos. Realiza um quizz sobre quais casos são de urgência/emergência, isto é, em quais casos precisa chamar o SAMU. E no final do encontro, organizamos um teatro, simulando uma situação em que a criança esteja ligando, precisando do serviço”, detalha a Enfª Priscila Masquetto Vieira de Almeida, coordenadora regional do Samu.
 
Quando chamar o SAMU 192?
 
Problemas cardiorrespiratórios graves
 
Dor aguda no peito
 
Convulsão
 
Acidentes ou agressão com armas “brancas” ou de fogo
 
Suspeita de derrame (AVC): alteração na fala ou na face e falta de força nos braços
 
Intoxicação
 
Queimaduras graves
 
Crises hipertensivas
 
Afogamentos
 
Choque elétrico
 
Desmaios
 
Acidentes com traumas graves
 
Trabalho de parto onde há risco de morte da mãe/feto
 
Quaisquer outros casos de ameaça à vida
 
 
Da Assessoria



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius