Botucatu, terça-feira, 16 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
05/08/2018
Lançada a Pedra Fundamental do Espaço de Acolhimento Familiar do HC de Botucatu


Profissionais da saúde e familiares de pacientes acompanharam a cerimônia. 
 
A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 2, em área anexa à Enfermaria de Pediatria do Hospital, onde o prédio será construído, em 2019.
 
Um sonho que começa a se tornar realidade. Marcada pela emoção daqueles que estiveram à frente do projeto desde que ele era apenas uma intenção, foi realizada na tarde desta quinta-feira, 2, o lançamento da pedra fundamental do Espaço de Acolhimento Familiar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). A cerimônia aconteceu em área anexa à Enfermaria de Pediatria do Hospital, onde será construído o Espaço de Acolhimento, em 2019.
 
Além do descerramento de uma placa simbólica que identificará os primeiros tijolos da futura construção, também foi apresentada a cápsula do tempo que será enterrada no local por 20 anos. A pequena Ana Laura, paciente da Enfermaria de Pediatria e Guto Albano, coordenador da campanha McDia Feliz Botucatu, ficaram responsáveis por fechar o dispositivo onde foram depositados documentos, cartas, fotos e outros registros históricos. Neste ano, a arrecadação da campanha em Botucatu, que será realizada no dia 25 de agosto, com a organização da Famesp, destinará todo o recurso arrecadado à construção do Espaço de Acolhimento Familiar.
 
Além do superintendente do HCFMB, Dr. Andre Luis Balbi, também estiveram presentes no evento: Danielle Carvalho Basto Quaresma, representando Instituto Ronald; Dra. Manuela Pacífico Segredo, oncologista pediátrica; Andre Rogerio Barbosa - o Curumim, secretário de Participação Popular de Botucatu, que representou o prefeito Mário Pardini; Janaína Chinaque Francisco Forti, enfermeira da Pediatria; Solange Batista Motilo, enfermeira e coordenadora do Coral da Pediatria e também Karina Freitas, enfermeira responsável pela Oncologia do Hospital Estadual Botucatu (HEBot).
 
Janaína Chinaque Francisco Forti, enfermeira da Pediatria, fez questão de ressaltar seu orgulho em atuar na ala infantil do HCFMB. “Tenho muito orgulho de ser enfermeira do HC e da Pediatria. Não vou dizer que não tenha sofrimento também, mas a Pediatria é um ambiente de muita alegria, sorrisos, de muito amor. E o espaço que será construído aqui vem ao encontro de tudo isso: acolhimento, principalmente aqueles que ficam mais tempo aqui com a gente”, afirmou, lembrando que muitos pacientes recebem alta da Pediatria e não sentem vontade de ir embora.
 
Karina Freitas, enfermeira responsável pela Oncologia do Hospital Estadual Botucatu (HEBot),  destacou que o Espaço de Acolhimento Familiar cobrirá uma lacuna no atendimento humanizado que já é oferecido pelo Hospital. “Nós, da Oncologia, estamos muito felizes com esse projeto. Sabemos o que as nossas crianças e seus familiares passam quando estão internados. Buscamos dar o melhor, mas temos consciência daquilo que falta. Esse projeto vai reduzir a ansiedade da família e aumentar o conforto deles”, comemora.
 
Guto Albano, coordenador da campanha McDia Feliz Botucatu, lembrou que o início de um projeto como é o Espaço de Acolhimento Familiar, reflete o resultado de muitas horas de trabalho de uma equipe de voluntários. “O McDia Feliz representa muito para mim. Me rendeu muitas amizades sinceras, pessoas que se dedicam a trabalhar pelo bem do próximo. Agradeço de coração a todos os envolvidos nessa causa”, colocou.
 
Danielle Carvalho Basto Quaresma, representando Instituto Ronald, também deixou sua mensagem. “Se hoje vocês podem realizar esse sonho, é porque cada um plantou uma sementinha no próprio coração e no de outras pessoas. Tenho certeza que muita gente aqui comprou o tíquete do McDia Feliz e influenciou seus conhecidos a fazerem o mesmo”, disse. Janaina reforçou que o Espaço de Acolhimento Familiar tem o objetivo de oferecer acolhimento e conforto aos pacientes em tratamento e seus familiares, mas também uma contribuição para mudar a realidade do país por meio de ações do bem.
 
Por fim, o superintendente do HCFMB, Dr. André Luis Balbi, ponderou que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela Saúde Pública no Brasil, é possível realizar grandes projetos por meio de parcerias e principalmente pelo envolvimento das pessoas. “Pessoas muito boas, envolvidas em um projeto muito bom, só poderia dar certo. Estou muito feliz por acompanhar o trabalho de pessoas de bem, com boa índole e caráter. No futuro, vamos olhar para esse Espaço e lembrar da contribuição que cada um deu para que se tornasse realidade. Parabéns a todos!”, concluiu.
 
Durante a cerimônia, ainda houve uma apresentação do Coral da Pediatria e também da banda Aristas in Concert, que também participou da gravação do vídeo de divulgação do McDia Feliz Botucatu 2018.
 
 
O que é o Espaço de Acolhimento Familiar?
 
É uma estrutura concebida com a missão de oferecer conforto e acolhimento para crianças e adolescentes em tratamento no hospital e famílias que acompanham seus filhos. O projeto consiste na realização de uma área de convivência com atendimento humanizado para atender crianças e adolescentes em tratamento de câncer e seus familiares, além dos demais pacientes atendidos pelo hospital. Será instalado na parte anexa ao Ambulatório de Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
 
Serão 265,71 metros quadrados de área construída e vários ambientes de uso comum, como: cinemateca, sala de informática, lavanderia, sanitários, copa, duas salas de aula para apoio pedagógico, sala de estar e recepção. O custo total da obra está orçado em R$ 500 mil. O funcionamento será das 8h às 18 horas.
 
Descerramento dos primeiros tijolos do Espaço de Acolhimento Familiar, com a participação da pequena Ana Laura 
 
Coral da Pediatria. 
 
Cápsula do Tempo. 
 
 
Da Assessoria (4toques)



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius