Botucatu, quarta-feira, 24 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
18/09/2018
Hospital das Clínicas FMB inicia Semana do Meio Ambiente


Atividades terminam no próximo domingo, dia 23, com evento no Parque Municipal

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) iniciaram as atividades da terceira Semana de Meio Ambiente e Saúde. A abertura ocorreu nesta segunda (17), no Salão Nobre da FMB, com a apresentação do coral Canto e Encanto, além de uma palestra sobre Mudanças Climáticas e Gases de Efeito Estufa, ministrada pela Profa. Dra. Karina Pavão, que coordena a Comissão de Ética Ambiental da FMB e a Unidade Especial de Saúde Sustentável – Sustenta Saúde (UESS), do HC.

A docente lembra que o HC de Botucatu foi um dos primeiros hospitais do Brasil a integrar o Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima. A campanha internacional, realizada a Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis” e pela “Saúde sem Dano”, tem como objetivo mobilizar organizações de saúde ao redor do mundo a tomar medidas concretas contra as mudanças do clima e em defesa da saúde pública ambiental.

O HCFMB entrou logo em 2015 e pactuou reduzir em pelo menos 30% a emissão de gases que causam o efeito estufa até o ano de 2020. E uma das boas notícias é que de 2015 até 2017, a unidade já conseguiu diminuir este índice em 15%. Uma das principais quedas está relacionada a diminuição do uso GLP pela entrada do gás natural. “Isto demonstra que é necessário ampliar o uso de gás natural em nosso HC”, justifica.

Apesar dos avanços, Dra. Karina afirma que ainda é necessário um compromisso coletivo maior para esta meta seja alcançada. Ainda há muito que fazer, como a redução da emissão do óxido nitroso (utilizado nos hospitais como função anestésica), aperfeiçoar a separação e descarte de lixo dos centros cirúrgicos, além de ampliar o uso de etanol na frota do hospital.

“Já montamos o Plano de Gerenciamento de Resíduos da FMB e agora estamos colocando ele em prática. São inúmeras ações que vão desde a redução da utilização do copo plástico até a conscientização e controle do consumo de energia e água. Mas é preciso também falar de meio ambiente no âmbito mais global. Essa preocupação tem que se tornar um hábito, e fazer sentido para as pessoas, para cada servidor da UNESP e do HC. Se não, nada mudará”, enfatiza.

A Semana de Meio Ambiente e Saúde segue até domingo (23). Confira as atividades:

Dia 19 - Distribuição de sabão / detergente + coleta de óleo
Local: Boulevard do HC
Horário: 14 horas

Dia 20 - Alimentação Saudável e Mindfulness
Local: Prédio da Administração da FMB
Horário: 14 horas

Dia 21 - Palestra sobre Eficiência Energética
Local: sala 19 da Central de Aulas da FMB
Horário: 14h30

Ponto de Doação do projeto Ilumina HC
Horário: 11 às 14 horas

Dia 23 - Caminhada com trilha, piquenique, yoga e apresentações culturais
Local: Parque Municipal
Horário: 9 horas


Da Assessoria (4toques)

 




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius