Botucatu, quarta-feira, 24 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
19/09/2018
Centro de Saúde Escola inaugura serviço para mulheres que fazem sexo com mulheres


Uma das finalidades é promover ações de cuidado e educação em saúde.
 
No dia 17 de setembro, entrou em funcionamento no Centro de Saúde Escola (CSE), unidade auxiliar da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB), um novo projeto: o "Saúde Sexual e Reprodutiva e Empoderamento de Mulheres que fazem Sexo com Mulheres". A iniciativa está vinculada ao Departamento de Enfermagem da Faculdade, com supervisão da professora Marli Terezinha Cassamassimo Duarte. 
 
A finalidade é promover ações de cuidado e educação em saúde para mulheres que fazem sexo com mulheres (MSM) e suas parceiras, com foco na sexualidade e o direito a uma vida sexual informada, agradável e segura. Contribui ainda para a formação de recursos humanos com habilidades e conhecimentos em promoção à saúde, direitos sexuais e reprodutivos de MSM por meio de oficinas de sensibilização dos profissionais e de estudantes da área da saúde.
 
Serão realizados atendimentos e debates sobre gênero/sexualidade/ violência por meio de rodas de conversa. “Desta forma o serviço contribuirá também para o ensino interprofissional, cumprindo com o papel social da universidade pública”, frisa professora Marli.
 
De acordo com a especialista, a ideia surgiu a partir do resultado de uma pesquisa realizada entre os anos de 2015 e 2018 “que identificou uma série de necessidades específicas deste grupo, a começar pela sua invisibilidade nos serviços de saúde”, disse a docente.
 
O serviço funciona junto ao Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids e terá a participação de professores dos Departamentos de Enfermagem, Saúde Pública e Patologia, estudantes de pós-graduação, graduação, residentes e servidores do CSE. Funciona as segundas-feiras, das 17:30 às 20 horas, e é aberto a quem se identificar como MSM.
 
O serviço, além do apoio da direção do CSE, conta com o respaldo da direção da FMB e dos Departamentos de Enfermagem, Saúde Pública e Patologia.
 

Da Assessoria (FMB/Unesp)



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius