Botucatu, quinta-feira, 20 de Junho de 2019
LINKS
COTIDIANO
05/06/2019
Enfermagem da FMB/Unesp comemorou 30 anos de atividades


Solenidade marcou os 30 anos do início das atividades acadêmicas do curso da FMB.
 
O empreendedor norte-americano Henry Ford disse um dia que “a única história que vale alguma coisa é a história que fazemos hoje”. Talvez ele tenha dito isso consciente da repercussão por trás de nossos atos. A frase de Ford pode ser aplicada ao importante evento realizado no dia 30 de maio no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB). Afinal, foi um momento histórico que reverberá durante muito tempo na memória daqueles que prestigiaram a solenidade em comemoração aos 30 anos do início das atividades acadêmicas do curso de enfermagem da FMB. Dirigentes da Faculdade, Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e Instituto de Biociências (IB) participaram do evento.

 
dsc_2871_site.jpg
 
 
Discursos
 
“Graduar enfermeiros é a principal atribuição do Departamento de Enfermagem. Nesse sentido são 664 enfermeiros já graduados, desde o início do curso, em 1989. Mas são também 177 egressos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (mestrado profissional) – programa nota cinco, máxima pra essa modalidade de pós-graduação – 28 egressos do doutorado e 40 do mestrado acadêmico, iniciados em 2013. E, em 2020, iniciaremos o doutorado profissional”, disse a professora Cristina Maria Garcia de Lima Parada, chefe do Departamento de Enfermagem. A docente fez ainda uma retrospectiva sobre eventos e ações vividos pelo Departamento durante os 30 anos de atuação e encerrou o discurso agradecendo “a todos aqueles que tem contribuído com o crescimento do Departamento de Enfermagem”.
 
A professora Marli Terezinha C. Duarte, coordenadora do curso de graduação em enfermagem, fez um breve retrospecto sobre o início do curso na Instituição. De acordo com ela, inicialmente foram oferecidas “20 vagas anuais passando a 30 vagas com a criação do Departamento de Enfermagem, que ocorreu em 1999”. Em seu discurso, a docente ressaltou que a formação acadêmica da Faculdade é de “um enfermeiro generalista, humanista, crítico-reflexivo e ético para executar suas atividades nos diferentes níveis de atenção a saúde e do cuidado de enfermagem, nos âmbitos individual e coletivo, com senso de responsabilidade social e compromisso com a defesa da vida e cidadania”.
 
“Começo destacando um fato importante para nosso departamento, que ocorreu em 2015: uma dupla, então candidata à direção da Faculdade de Medicina, incluiu em seu plano de gestão a criação da Faculdade de Enfermagem. Essa proposta tinha certa impopularidade, alguns viam uma perda para a Faculdade de Medicina, afinal, em mais de duas décadas, o crescimento do Departamento de Enfermagem era expressivo. Ao contrário, reconheceram a competência, seriedade e maturidade do corpo docente deste Departamento, e apontaram que a criação da Faculdade favoreceria a identidade profissional do grupo, o que só traria benefícios a docentes, discentes e servidores”, lembrou em seu discurso a vice-chefe do Departamento de Enfermagem, professora Silvia Maria Caldeira. 
 
Em seu discurso, a vice-diretora da Faculdade, professora Kika, falou das parcerias que estabeleceu com a equipe de enfermagem da Instituição durante sua trajetória acadêmica. “As minhas palavras são de gratidão. Gratidão por todo apoio que eu e o professor Pasqual recebemos, por toda parceria em momentos decisivos dessa gestão, pela construção de projetos conjuntos, como o ACLS (ao lado da professora Silvia Maria Caldeira)”, frisou. 
 
Para o diretor da FMB, professor Pasqual Barretti, os docentes pioneiros “tiveram grande inserção nos serviços de saúde, ampliaram horizontes com destacada atuação em pesquisa, extensão, gestão, ensino de pós-graduação, especialização, aprimoramento e residência uni e multiprofissional”. O dirigente lembrou ainda que o curso de enfermagem goza de prestígio acadêmico em todo o país. “O caminho percorrido, pelos longos 30 anos passados, não foram de facilidades, mas de superação”, recordou. “O Brasil precisa de todos nós, de gente como vocês da enfermagem. Com ou sem balbúrdia, transformaram a realidade, construíram muito, honraram suas referências históricas, honraram a gloriosa história da FMB”, finalizou professor Pasqual.
 
Na ocasião, os dirigentes da FMB, professores Pasqual Barretti e Maria Cristina Pereira Lima (Kika), foram homenageados pelo Departamento de Enfermagem. Outros docentes da área, enfermeiros, servidores técnico-administrativos e egressos também receberam homenagens como reconhecimento pelo esforço e dedicação na consolidação dos serviços do setor.
 
Durante o evento de 30 anos da graduação em enfermagem, a pianista Maria Estela Virgínio dos Santos realizou uma apresentação musical. Houve ainda o descerramento da placa em comemoração as três décadas do início das atividades acadêmicas do curso.
 
dsc_2908_site.jpg
 
Histórico
 
Em 1989 foi iniciado o Curso de Graduação em Enfermagem e, em 1999, foi criado o Departamento de Enfermagem. Além da graduação, o Departamento implementou diversas atividades acadêmicas, em nível de pós-graduação, como os diferentes Cursos de Especialização (presencial e à distância), os Programas de Aprimoramento Profissional em Enfermagem, Residência Multiprofissional, Mestrado Profissional em Enfermagem, Mestrado Acadêmico e Doutorado em Enfermagem.
 
Além dessas atividades, os docentes do Departamento desenvolvem atividades de pesquisa, extensão, assistência e gestão em diversos cenários do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

Da Assessoria (FMB/Unesp) - Imagem: Fotos: Tadeu Carvalho



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius