Botucatu, quinta-feira, 18 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
27/06/2019
Unesp lança projeto para restaurar 200 hectares de Mata Atlântica na Cuesta BTU


Projeto Gigante Guarani visa restaurar áreas de recarga do Aquífero Guarani na região de Botucatu (foto: Heris Luiz Cordeiro Rocha / Wikimedia)


Agência FAPESP – A Universidade Estadual Paulista (Unesp) lançou oficialmente o Projeto Gigante Guarani, dedicado a restaurar a Mata Atlântica em áreas de recarga do Aquífero Guarani na Cuesta de Botucatu (SP).

 
O foco principal do projeto no momento é restaurar 200 hectares de Mata Atlântica no entorno de mananciais em Áreas de Preservação Permanente dos municípios paulistas de Itatinga, Bofete e Pardinho.
 
Área de Preservação Permanente é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
 
Segundo a Unesp, foram assinados termos de compromisso com 50 agricultores e o projeto conta com várias parcerias entre organizações locais da sociedade civil e instituições públicas.
 
Paralelamente ao replantio de matas nativas, o Gigante Guarani trabalhará a transição ecológica na região, com a implantação de sistemas agroflorestais para geração de renda e o desenvolvimento de oficinas sobre temas da cadeia produtiva da restauração florestal, captação de recursos, elaboração de projetos e acesso a políticas públicas para agricultores, jovens da área rural e técnicos do serviço público.
 
A professora Renata Cristina Batista Fonseca, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, é a coordenadora geral do projeto. Entre os parceiros estão o Instituto Itapoty, o Instituto Giramundo Mutuando e a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais.
 

 

Mais informações: https://bit.ly/31GtuIj. 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius