Botucatu, quarta-feira, 24 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
28/06/2019
Unidades de Saúde convocam para vacinação contra a Caxumba


Foto: Secretaria de Saúde de Botucatu
 
A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa a ocorrência de casos de caxumba em algumas escolas e reforça a importância da vacinação para crianças e adultos. A vacinação é a única maneira de se prevenção da doença.
 
 
 
O Sistema Único de Saúde oferta gratuitamente as vacinas. Todas as crianças, adolescentes e jovens de até 19 anos de idade devem ter registrado em suas carteiras de vacinação duas doses com os componentes do sarampo, caxumba e rubéola. Indivíduos de 20 a 49 anos de idade que não apresentarem comprovação vacinal devem receber uma dose da vacina tríplice viral.
 
 
 
A vacina está contraindicada para pessoas com histórico de anafilaxia após o recebimento de dose anterior, usuários com imunodeficiência grave e gestantes. 
 
 
 
Todas as unidades da Rede Municipal de Saúde ofertam a vacina, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Especialmente neste sábado, 29, as Unidades estarão abertas das 9 às 14 horas para vacinação.
 
 
 
Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone da Vigilância Epidemiológica: (14) 3811-1105.
 
 
 
Caxumba
 
 
 
 A Parotidite infecciosa ou Caxumba é uma doença contagiosa, viral aguda de evolução benigna, que provoca o inchaço doloroso nas glândulas salivares. A caxumba é causada por um vírus que se dissemina de uma pessoa para outra, através da via respiratória (por meio das gotículas ao falar e espirrar, por exemplo), ou então por contato direto com itens que foram contaminados com a saliva infectada.
 
 
 
Os principais sintomas são inchaço e dor nas glândulas salivares, febre, fraqueza, perda do apetite, dor ao mastigar e engolir, dor de cabeça, entre outros.
 
 
 
Não existe tratamento específico para a Caxumba, devendo o paciente procurar atendimento de saúde, sendo indicado repouso com afastamento por 5 dias após o início dos sintomas, medicações para alívio das manifestações clínicas e observação cuidadosa quanto à possibilidade de aparecimento de complicações.
 

Da Assessoria (PMB)



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius