Botucatu, sábado, 20 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
13/08/2019
Vigilância Ambiental em Saúde confirma segundo caso positivo de raiva em morcego


A Vigilância Ambiental em Saúde resgatou no último sábado, 10, um morcego com comportamento não habitual à espécie no Parque Residencial Convívio. O morcego frugívoro (Artibeus lituratus) voou para dentro de uma residência em plena luz do dia, quando na verdade o animal têm hábitos noturnos.
 
 
 
Após o recolhimento, o morcego foi encaminhado para exame de diagnóstico de raiva e o resultado foi positivo. Este é o segundo caso registrado de morcego positivo para raiva em 2019 na Cidade. O primeiro foi em junho, na Região Norte.
 
 
 
Como o animal encaminhado teve um possível contato com cães previamente vacinados que residem na residência, a Vigilância aplicará duas doses da vacina antirrábica, de acordo com a recomendação técnica do Instituto Pasteur, órgão da Secretaria de Saúde do Estado que realiza as ações de vigilância e controle da raiva.
 
 
 
Na segunda semana de setembro, a Vigilância Ambiental em Saúde realizará a etapa urbana da Campanha de Vacinação Contra a Raiva de Cães e Gatos. As datas e pontos de vacinação de cada região serão divulgados em breve pela Prefeitura.
 
 
 
O Canil Municipal (3811-1515), localizado na Avenida Itália, s/n - Lavapés, é um posto permanente de vacinação antirrábica e atende de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
 
 
 
“Orientamos aqueles que encontrarem um morcego caído ou pousado em local não habitual à espécie, que isole o animal, mantenha cães e gatos afastados e acione a Vigilância Ambiental em Saúde. Sempre que houver contato com morcego, mordida ou arranhadura causadas por cão, gato ou outro mamífero, lave bem o local com água e sabão e procure imediatamente o serviço de saúde”, afirma Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.
 
 
 
Sobre os morcegos frugívoros
 
 
 
Morcegos frugívoros se alimentam de frutos, são importantes dispersores de sementes, pois têm o trânsito intestinal rápido e defecam em pleno voo as sementes ingeridas que, ao atingirem o solo, germinam e recuperam principalmente áreas degradadas. Morcegos não hematófagos não são alvos de controle em saúde pública, são animais silvestres protegidos por legislação ambiental.
 

Da Assessoria (PMB)



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius